Saturday, June 9, 2018

ÉTICA POLÍTICA - LIVRO DE EMILE CORRA - 1906

EM CONSTRUÇÃO

ÉTICA POLÍTICA

O AMOR POR PRINCÍPIO,
A ORDEM POR BASE;(PTRONAL) E O
PROGRESSO(PROLETÁRIO) POR OBJETIVO. 
                                                    Augusto Comte.

Por Emile Corra - Paris 1908 - Sociedade Internacional Positivista - 2, rue Antoine- Dubois, 2 – Meadows School of Medicine.

PRÉANBULO
CAPÍTULO I.
Instituição Natural de Governo
CAPÍTULO II
Evolução do Governo
I – Crise da moralidade política em curso
II - O aumento da Complicação do Governo.
III - Conclusão
CAPÍTULO III
Funções e Deveres dos Governantes
I - Existem apenas poderes pessoais.
II - Qualidades intelectuais necessárias para governar.
III – Qualidades Morais necessárias para governar.
IV - Qualidades práticas necessárias para governar.
V - Conclusão
CAPÍTULO IV
Funções e atribuições do Controle
Capítulo V
NECESSIDADE E MODO POSITIVO 
DA SUBORDINAÇÃO DA 
POLÍTICA À MORAL

PREÂMBULO

        Proponho-me examinar quais são as principais regras de conduta moral positiva que se deve considerar como inevitável, para os governantes e os governados; mas é provável que se deixe enganar, nesta pesquisa, pelas seduções da subjetividade, se a estrada que devemos seguir é previamente informadA pelo conhecimento da origem, natureza e evolução das  instituições governamentais.

Assim, vou prosseguir, em primeiro lugar, para estudar a estrutura e desenvolvimento dessas instituições, seguindo o método histórico, e é a partir deste estudo preliminar tentarei deduzir os respectivos Deveres  dos Governantes e dos Governados.

CAPÍTULO I

Instituição Natural do Governo.

Próxima observação de Luz Hobbes, que era um observador, mais sagaz do que JJ Rousseau , “as condições primitivas da humanidade, o estado de natureza é um estado de guerra universal " .

A Força física, força bruta, é a forma original de poder, é ela que , em todas as classes do animal e até vegetal determina os seres superiores , com relação ao outro .

É por isso que a lei do mais forte é a lei suprema que primeiro tem regido as relações entre homens.

A Caça, a pesca e a guerra marinha, que estimulam mais vigorosamente todas as formas de atividade humana e são eminentemente adequados para destacar a superioridade individual, foram a principal fonte de um comando legal e de obediência coletiva, voluntário, porque aparentemente apresentou uma seleção natural dos mais capazes, isto é, entre o mais forte, o mais corajoso e o mais astuto.

Durante muito tempo, esta superioridade se manteve precária; ela não sobrevive às circunstâncias em que se manifesta; Em seguida, ela ganhou e conquistou um prestígio especial no interior do seu grupo, especialmente porque, sempre ao abrigo da lei em vigor, aqueles que melhor se distinguiram na batalha ou nos saques subsequentes, atribuído a uma parcela maior do espólio e, assim, tornou-se mais rico em armas, utensílios, no gado e no número de escravos.

A arte da guerra é  de alguma forma , como diz Aristóteles, um caminho natural para ganhar (1). A Política, Liv I Chap. III  e VIII .

Por outro lado, quem teve um primeiro tempo, garantiu a vitória da tribo, em uma guerra, ou o sucesso em qualquer negócio, foi instintivamente levado ao comando, em operações subsequentes; o poder tornou-se um tipo de função e, eventualmente, transformado em energia permanente, mantendo-se no intervalo de tempo. Foi exigido imperiosamente.

Assim, o Governo foi surgindo em Sociedades Humanas, de forma espontânea, inevitavelmente; é uma instituição natural a que os seres que vivem juntos, não podem escapar.

A anarquia nunca foi observada, e se foi muito raramente em pequenas tribos fragmentadas e isoladas, onde, aliás, o direito soberano de força e de capacidade intelectual e prática estão temporariamente a cumprir, quando aplicável.

Este recrutamento de líderes, que foi a fonte original de poder entre todos os povos civilizados ainda persiste em todas as sociedades selvagens; é tão natural que quando as circunstâncias revelam qualidades distintivas que são escassas, os homens primitivos têm recorrido aos eventos da adivinhação das espécies que têm pelo menos, os resultados que destacam a força de caráter possuído por aqueles que sobem para a Chefia.

Durante esses testes, o  candidato a comando está sujeito a uma variedade de surpresas, mesmo tortura e menos impaciência, ao menor sinal de dor por ele não são apenas uma causa da falha, o mínimo uma sentença de morte ( 1 ) . Veja: Dr. Letourneau: Sociologia, p 451, e Hovelacque: Os negros da África Equatorial acima da p. 329.
A autoridade dos chefes, além disso, não é a única instituição governamental que surge e aparece; é claro, antes de qualquer legislação.

As Assembleias deliberativas ainda são uma instituição muito primitiva, que apareceu nas sociedades rudimentares na forma de conselhos de anciãos, através da qual uma autoridade antiga toma a direção, como os antigos homens em alguns animais gregários, ou como assembleias tumultuosas e parlamentarismo confuso; os negros são tagarelas de  vestígio contemporâneo.

No entanto, é o despotismo que, em primeiro lugar, por um longo período de tempo e por toda a terra, rege as sociedades humanas.

De fato, como a guerra é o modo preferido de atividade de assentamentos primitivos, os líderes precisam ser mantidos e devem ser obedecidos, além dos que foram distinguidos pelas qualidades.

As instituições governamentais foram, portanto, durante o imenso tempo que a regulação e organização da força humana se fez apresentar para o benefício exclusivo dos que tinham estas características.

Na fase infantil, onde a enfraquecida mentalidade selvagem do homem, dotado com alguma superioridade natural ou convencional, por vezes, até mesmo fácil para persuadir é uma essência mais ou menos diferente da de outros homens; estes, por sua vez, facilmente compartilham este sentimento; eles regulam sua conduta para com qualquer homem, de acordo com este princípio; eles consideram ser o filho de Deus, como o próprio Deus voluntariamente adorar.

É por isso que a monarquia mais absoluta, como ainda existe na natureza, foi  a primeira constituição política.

Sob este regime, os governados são condenados a um servilismo total; eles são reduzidos à condição de instrumentos passivos e não têm outros meios de influenciar a cabeça que bajular seus caprichos ignominiosamente a se encher de presentes.

Os siameses na Tailândia, refletindo fielmente o estado de espírito é chamado de " o rei dos animais. " Na antiguidade ocupava o cargo de Ministro. O gato siamês, originário da região, chama-se assim por causa do antigo nome da Tailândia, Sião.

Primeiramente o exercício do governo é, portanto, apenas a satisfação desenfreada do instinto de dominação. Quem toma essa meta satisfaz a ordem e o propósito da sua função; ele persegue puramente de forma egoísta.

No entanto, os governos mais rudimentares não puderam e não podem  evitar completar um mínimo de funções sociais, já  “selvagens wrens” são obrigados, em primeiro lugar, para garantir a segurança externa, colocando-se à frente da sua tribo, quando ele tem que lidar com os agressores ou fazer a guerra no território de seus vizinhos; Devem, por outro lado, reforçar o poder interno, punindo aqueles que violam os costumes estabelecidos e sobretudo  se interessa por corpos indefesos da promotoria pública , contra roubo e adultério, que são os primeiros atos criminosos condenados, no Estado Social. Tais atos ainda não são uma dupla, como um único delito, uma vez que o adultério é considerado e punido como uma violação da lei natural da propriedade pessoal.

Isto é, como um todo, a génese da concepção de Governo.

Um número muito grande de povos nunca se levantou acima deste conceito embrionário.

Aqueles que cresceram e emergiram do estado caótico, assumindo benefícios, ganhando  por uma chefia, são parte de seu legado, bem como sua propriedade, terra, escravos, gado e amadurecer como tal, seu irmão, sua irmã mais velha ou filhos destes, apenas os pais que estavam há muito tempo reconhecido como autêntico consanguíneos.

Os governos de fortuna foram por este processo transformados em uma Monarquia Hereditária.

O sistema de herança baseada na linhagem materna, a casta real teve permissão para se formar e consequentemente, favoreceu a união de várias tribos, mais cidades, sob uma única autoridade; graças a ela, as grandes empresas foram fundadas e mantidas por um número considerável de séculos. Por que não, como a Turquia, ainda mantêm traços desse regime. (1908) Império Otomano.

Originalmente, esses Estados foram formados, cresceram e fortaleceu-se também, como seus próprios governos por meio da força . Organizado em conjunto, a força tomou na verdade, a forma militar, que tem continuado a crescer com o uso e desenvolvimento contínuo de armas de guerra, ofensivas e defensivas, estratégicas e táticas, que dão uma superioridade esmagadora a este respeito, aos povos progressistas sobre pessoas estacionárias ou retrógradas.

No entanto, as empresas do governo humano encontraram seu fundamento mais sólido na mudança de costumes que resultou da constituição normal da família e da substituição do Matriarcal pelo Patriarcado.

A partir deste grande evento de grandes consequências sociais e morais, a estabilidade do governo foi mais bem servido por hereditariedade, definido, portanto, seguindo a ordem de primogenitura no sexo masculino; Diretor de Autoridade de pai imposto na Família; os homens tornaram se familiar desde a infância, com a noção de comando e obediência; eles levaram este ambiente doméstico acostumados no meio social e instituiu-se espontaneamente, uma infinidade de pequenos governos parciais, semelhante ao Patriarcado em ocupações agrícolas industriais e comerciais. A hierarquia é estabelecida, gradualmente e metodicamente na organização administrativa da organização militar na organização religiosa e uma vez que a empresa nacional para a parte superior do Estado em uma variedade de áreas, cujo tamanho varia; o princípio da autoridade serviu de cimento para a construção de toda a ordem social.

Em qualquer caso, decorre do conjunto das conclusões sobre, empresas emergentes, que qualquer governo simboliza a existência de uma comunidade e é função primária, indivíduos subordinados naturais para a existência, "impor sua autoridade pela força”.

CAPÍTULO II

Evolução da Entidade Governo.

Ao considerar o fenômeno governamental como um todo, através do tempo e do espaço, desconsiderando os casos individuais, constatamos que sua tendência geral é caracterizada principalmente:

1° Para os esforços perpétuos dos governados para moderar o poder absoluto dos governantes, para a última preocupação substituto para o público de seus interesses pessoais  e subordinar Finalmente, a política de uma organização, mais racional e positiva ( Científica);

2° Para a complicação com o aumento da divisão das funções do governo , concentrados principalmente nas mãos de um só Homem .

Vamos considerar sucessivamente, cada um desses aspectos na Evolução do Governo.

Crescimento contínuo de política jurídica.

O despotismo inicial, que encontramos acima, o advento espontâneo, foi mantido, como já dissemos por uma longa sucessão de idades, mesmo durante o período histórico.

O fato é facilmente explicado.

" Para formar um governo, temos de combinar o poder, ajustar o temperamento a agir , dando, por assim dizer, um lastro para o conjunto resistir de um estado para outro; é uma obra-prima de legislação que o acaso raramente permitiu a cautela . Um governo despótico, pelo contrário, salta aos olhos; é uniforme em todo; como deve estabelecer as paixões, de todo mundo que seja bom para ele " (1). Montesquieu : Espirit Lois liv.V , cap. 15 .

Mas, como os velhos, homens, mulheres, sacerdotes e filósofos, os geradores e os fabricantes além da moralidade social, desenvolveram  sua influência benéfica, uma sensação mais justa dos deveres recíprocos que ocorreu entre os homens; a opinião pública tende a se formar, para impor e em sujeitar a obrigação monarcas correspondentes às conduta vulgares resolvidas, continuando a ter o prazer único e inspirador em determinadas circunstâncias, onde, os déspotas foram condenado a ser, em muitos aspectos, os escravos de opinião que prevaleceram no meio onde eles dominaram ; porque dependendo da observação de luz de David Hume, "é a visão de que todo o governo é fundamentado na mais despótica e militar conduta, em vez, de ser  mais popular e mais livre " (1). Políticas Testes Moreaux e: Os princípios de governo.

Um dos grandes povos do mundo, o Povo Chinês, mesmo, muito cedo, tão magistralmente resolvido o problema da subordinação da política à moralidade cívica; a sua solução, até agora, sobreviveu a todas as vicissitudes e vinte e cinco séculos se passaram desde a instituição final, ter alterado a forma como a perfeição admirável. 1906 – hoje em 2018 já se tornaram a Primeira Potencia do Mundo.

Para uma exceção, infelizmente única, talvez devido ao seu imenso império está completamente cercada por barreiras naturais que por muito tempo ficaram intransitáveis, a China foi capaz de concluir rapidamente  seu desenvolvimento militar e fazer a paterna e papel social do governo, projeto racional se ela for atacada no Ocidente pelo gênio de Auguste Comte , no século XIX .

Este projeto cuja eficácia tem continuado a ocorrer, porque a China nunca abandonou o culto dos antepassados, é essencialmente resumido nas obras de Confúcio, que escreveu na segunda metade do século VI que precedeu a nossa era, e que é atribuído ainda outro mérito do que o renascimento e a coordenação de preceitos políticos e morais que emanam mais pensadores antigos.

Agora, aqui está como as funções de governo são definidas nas obras de Confúcio, que fazem parte dos livros sagrados da China:

"O governo é o que é justo e certo "
" O príncipe se deve praticar todas as virtudes e  em seguida, envolver outros homens a praticá-los . ( 2 ) . (2) O Lun-yu , ou as conversas filosóficas , cap.XII , e 17. 


"Se ele não tem e não pratica a si mesmo, ele não pode exigir exigir de outros homens. Como não ter nada bom, nada virtuoso, que pode ser capaz de comandar os homens que sejam bons e virtuosos , é impossível contráriar à natureza das coisas " ( l) . Ta Hio -o ou Grande Learning, chap.IX e 4 .

"A bondade mais amorosa é o princípio que dirige o príncipe em suas relações com a multidão " (2). Ta Hio -o ou Grande Learning, chap.IX , & 1.

"Todos aqueles que governam os impérios e reinos têm minhas nove regras invariáveis a seguir, ou seja: para ajustar ou melhorar a si mesmo, reverenciam os pais sábios, amorosos, honrar os primeiros funcionários do Estado ou Ministros , estar em perfeita harmonia com todos os outros funcionários e magistrados, respeitar os processos e valorizar as pessoas como um filho; aproximar-se de você todos os estudiosos e artistas , acomodando confortavelmente os homens que vêm de estranhos longe e lidar com toda a amizade vassalar " ( 3 ) . Chung -young , A invariabilidade ou no meio, chap.XX , e 11 .

"Não há no universo homem supremamente santo que pelo poder do conhecimento profundo e profundo conhecimento das leis fundamentais dos seres vivos, dignos de possuir a autoridade soberana de controlar os homens ; que, por sua capacidade de ter uma grande alma, magnânimo , graciosa e gentil, ser capaz de ter o poder de difundir os benefícios profusamente; que, por sua capacidade de ter uma alma elevada , firme e constante imperturbável, é capaz de garantir justiça e equidade; que, por sua capacidade de ser sempre honesto, simples, sério, correto e justo, para ser capaz de ganhar o respeito e veneração; que, como ornamentos usa a faculdade de sua mente e talento que fornece um estudo diligente, e essas luzes que dão uma investigatigação no exato das coisas mais escondidas, os princípios mais sutis é capaz de discernir com precisão, o certo do errado, o bem do mal.

"O que esse homem, supremamente santo aparece com suas virtudes e seus grandes poderes, as pessoas não vão deixar de mostrar sua veneração; ele fala, e as pessoas não vão deixar de ter fé em suas palavras, e assim as pessoas tem certeza de estar na felicidade.

" Isto é como o famoso" suas virtudes é um oceano que inunda o império de todos os lados; estende-se ainda aos bárbaros das regiões norte e sul ; onde navios e tanques podem se aproximar, onde as forças da indústria humana pode entrar em todos os lugares que o céu cobre a sua enorme copa em todos os pontos rodeia a terra, o sol ea lua luz de seus raios , o orvalho da manhã e nuvens fertilizar , todos os seres humanos que vivem e respiram não pode deixar de amar e reverência " ( l) . Chung -young ou invariabilidade no meio, chap.XXXI , e 1,3 e 5

Em resumo, qualquer moralidade política na China é regido por este admirável - LÍDER Confúcio - http://palacazgrandesartigos.blogspot.com/2018/06/confucio.html  lembra o príncipe , pedindo uma coleção de máximas , antes da ligação . Hoje, o capitalismo democrático , com a globalização , pensar destruir a moral chinesa - 210 /1999.

" Pegue o carinho do povo e você vai obter o Império .

" Perder o carinho do povo e você vai perder o Império " (2). Hio ou Ta -O Estudo Grau , chap.X , e 5 .

É sob estes princípios imperecíveis que o Imperador da China é considerado " o pai ea mãe do povo " (1), ( Ta- Hio ou Grande e Estudo, chap.XIX . , That Apesar de seu poder absoluto , ele seguiu na administração do seu reino, as mesmas regras que um pai para sua prática familiar.

A autoridade paterna e piedade filial são, de fato , a parte inferior da mente chinesa; ls está entre essas pessoas , a base mais forte do governo, que é considerado o chefe de uma família grande e respeitado como tal, porque não de outra maneira compreender o seu papel .

Conclui-se , assim comentou Montesquieu (2) Espitit Lois liv.XIX , Ch XIX ) religião, leis e costumes , aqui concordam mantendo simultaneamente a ordem estabelecida.

O respeito que temos para os mestres , magistrados, para o Chefe de Estado , que , cada um em sua esfera deve tratar seus cidadãos como seus filhos , é da mesma natureza que o que atesta a pais e velhos.

Os filósofos e estadistas chineses são feitos , o governo e seus deveres como desenho racional como social e mais conveniente possível .

Com este projeto , este imenso império , por três mil anos em breve , a guerra no terror ; ele foi capaz de reduzir o papel da polícia militar , de modo secundário que 80.000 homens foram suficientes até que estes demierstemps para garantir a ordem em uma massa de cerca de 400 milhões de pessoas , e as façanhas guerreiras excitar tão pouco estima -se um dos seus pensadores poderia escrever : Hoje, com mais de populatios 1billon de persones ; com hum exercite mais 5 Millon 210/1999 .

" Não vá para os vencedores como honras fúnebres ; cumprimentá-los com lágrimas e gritos , em memória de seus assassinatos. " .

É profundamente lamentável para o futuro da civilização em geral , os europeus não tomaram tais normas para os chineses, em vez de seu inocular -los.


Um tipo diferente de subordinação da moralidade política foi , por outro lado, estabelecida na Índia , de ninguém menos antiguidade.

As regras deste modo particular de subordinação estão contidas no sétimo livro das leis de Manu , dedicado ao rei , que é ao mesmo tempo um Tratado arte política e um tratado de arte militar.

Como as obras de Confúcio , o tratado faz preceitos de alta moralidade ; em particular, ela prescreve ao rei: " sempre prosseguir com o julgamento e nunca perfídia " (1); " Não indevidamente oprimir o seu reino " (2); proteger seus súditos ", com dedicação e zelo " (3) ", mesmo contra seus próprios administradores , que geralmente se tornam transgressores e apropriada a propriedade dos outros " (4); " Para estabelecer , em seu reino , os impostos , como ele próprio e aquele que faz a vantagem nele obra" ( 5). Leis de Manu : Livro VII , 104 ( 1) / 111 (2) / 142 (3) / 123 ( 4) / 128 (5) /

Em suma , as leis de Manu complacentemente listar todos os deveres do rei, contra 72 tipos de casos , ele deve deliberar , a cada dia , sozinho ou com seus ministros ( 6 ) 0,151 Leis de Manu .

Mas todas essas tarefas são dominados por mais imperativo que o sétimo livro das mesmas leis de Manu lembra constantemente entre os que acabamos de mencionar a lição de casa .

Assim , em sua ascensão, o príncipe deve , em primeiro lugar , " para honrar os brâmanes versados na ciência dos três Vedas , e aprendeu as regras da política , e seguir os seus conselhos " (1).

"À medida que as questões mais importantes sobre os principais setores da política , ele tem que lidar com um Brahman aprendido, o mais eminente de todos os seus conselheiros " (2).

" Um rei deve oferecer vários sacrifícios , acompanhadas de presente abundante, e para adquirir mérito , ele deve dar os prazeres e riquezas brâmanes " (3) .

" O que dá brâmanes declarado tesouro imperecível de um rei " (4) -

" Um presente para alguém que não é Brahman, oferece uma recompensa igual ao presente ; um homem que se chama brâmane , uma dupla recompensa ; um brâmane educado , mil vezes mais grandej para aquele que aprendeu todo o Veda, uma recompensa infinita "(5) por cento recompensa.

" Não deixe -se em uma batalha para proteger seus sujeis , obedecer os brâmanes é um rei a melhor maneira de prosperar " (6) .

" Mesmo necessidade de um rei moribundo não devia aumentar o imposto sobre um brâmane educado " e um Brahman educado , vivendo em seus domínios , não devia morrer de fome "(7) .

( 1 ) As leis Manou Livro VII , 37 , (2) 58 ; ( 3 ) 79 ; ( 4 ) 82 0 ; ( 5 ) 85 ; 6 (88 ); ( 7 ) 133 .


" O rei, nos estados em que um brâmane aprendeu famintas , em breve o seu reino desculpe falou fome " (1). Leis Mounu , Livro VII , 134.

É claro a partir destes textos que o grande legislador intentiondu Hindu não é apenas para trazer a política para normas legais , mas para fazer o real casta casta brâmane , ou seja estabelecer um regime teocrático e reduzir o papel do governo como um instrumento da religião , desde a supremacia total.

É , de fato, o resultado que a organização social da Índia leva .



A civilização ocidental começou com um muito semelhante ao que ainda existe em plano Índia; porque , no Egito, mãe adotiva da civilização, os faraós eram a parte dos sacerdotes , o assunto de uma vigilância permanente e ciumento limitado de perto a sua capacidade de agir . Apesar de terem sido considerados e adorados como deuses , eles ainda eram prisioneiros de uma organização religiosa muito culto , que sujeita todos os eventos de suas vidas para observâncias minutos que Diodoro preservou a matriz complicada (2 ) História Bibliotèque . Livro I, LXX et seq .

Mesmo a morte não libertado de sua dependência à casta sacerdotal e da moralidade que ela era a responsável; no limiar de seus túmulos , eram objecto de um caso da Suprema Corte , que poderia ser fatal para eles.
« Tout le monde avait la Faculté d' une accusation émettre . Les prêtres prononçaient panégyrique en le les belles du roi racontant actions ; les milliers d' approbation à leur assistants donnaient panégyrique ce , si avait le roi sans vécu reproach ; dans le cas contraire , ils déclaraient couple murmures leurs , leur improbation . Beaucoup de reyes ont été , par l' opposition du peuple , privés et d'une sepulture should convenable . C'est pourquoi SUCCESSEURS leurs pratiquaient la justice , non seulement par les raisons that nous avons fait déjà connaître plus encore par la crainte that leurs corps ne fussent , après la mort , ignominieusement Treaty Series , et leur maudit the souvenir ever » ( 1 ) . Deodore de Sicile , Ibdem , LXXII .

Toutefois , les rigueurs du régime théocratique if relâchèirent , starting du jour où , sous la XVIIIe dynastie , c'est - à -dire vers environ 1800 ans avant notre ère , les rois Conquérants , les Thoutmès I er . , Les Rameses II à la échappèrent directe des tutelle prêtres , faisant en sortir l' Egypte de ses naturelles limits .

Commença alors ce que M. Maspero to nommé pittoresquement ' la mêlée des peuples » et l' Egypte atteignit 1 " sa apogée of grandeur . Rayonnement Le puissant du foyer of civilization qu'elle avait sur tout le Allume s'étendit eastern bassin de la Méditerranée ; most aussi , des germs décomposition if développèrent organization Indoor dans son et les bases de ce venerable social édifice , plusieurs fois millénaire , profondément furent minées .

Toutes les orientales théocraties , contemporaines or CONSECUTIVES , subirent le même sort .



S'ouvre lorsque l' histoire de la Grèce , qui l' être devait héritière intellectuelle ces théocraties , on Retrouve ne plus dans ce pays, traces de leurs institutions .

En raison de la multiplicité des Dieux et des Cultes , propre au Polythéisme , le clergé Théologique désormais ne joue , dans la vie politique , qu'un rôle très secondaire . Ne sont les prêtres that des ordonnateurs of sacrifices , religieuse des officiers de police , gardiens des des rites minutieux the superstition that it enfantés .

Grâce à leur esprit Guerrier , aventureux et colonisateur , sont les Grecs définitivement affranchis du priestly joug ; d' autre part , motifs pour les memes , auxquels il faut ajouter la facilité of s'émanciper of s'enrichir et par le commerce et la navigation , nourrissent ils l' horreur des Privileges généalogiques ; ils sont pour la liberté impassioned , et , dès les temps Homériques , les rois ne sont plus pour les poètes that ' des Mangeurs of peuples » et « des dévorateurs of presents . "

Sous l'empire of dispositions ces mentales , morales et sociales , les ont Grecs insensiblement modifié les institutions antérieures gouvernementales ; et , comme les sociétés organisées ne peuvent subsister sans un gouvernement , ni sans un pouvoir des abus modérateur auxquels celui -ci if laisse s'il n'est pas inévitablement entraîner réfréné , ils ont , grâce à l' exiguité of leurs états , tout INNOVE , try tout sous l' une et l' autre forme .

« La seule l' nouveauté that on n'Aït essayée pas à Athenes , Aristophane dit , c'est aux femmes of confier la Direction des affaires " ( 1 ) . Les Femmes

Suivant une évolution graduelle , parfaitement analysée pair Fustel de Coulanges ( 2 ) ( La Cité Antique , free IV , les Révolutions ) , au moins les Grecs ont passé de la monarchie à l' aristocratie , l' aristocratie démocratie à la , la démocratie à la tyranny of telle maniere qu'au temps d' Aristote , il existait espèces trois Gouvernements réguliers , déterminées bien : la royauté ; l' aristocratie , dans laquelle ' est l' Autorité between' les mains des gens de bien plus or qui en pouf usent ' le plus gran ' bien de l' Etat et des membres de l' Etat '; la République . More dogs Gouvernements , ajouté ce grand observateur , donner naissance à trois peuvent viciés Gouvernements qui sont : tyrannie pour la la royauté , l' oligarchie pour l' aristocratie , là pour la République démagogie Democratic .

« La tyrannie est une autre monarchie qui n'a d' objet that l' intérêt du monarque ; ne voit l' oligarchie that l' intérêt gave riches ; ne voit la démagogie that celui des pauvres ; aucun cet s'occupé Series Gouvernements l' intérêt général . (1). La politique , free III , chap . IV & 4

Aristote reschedule , en outre , le principe d' aucun that des gonvernements réguliers n'est lui - même en vicieux .

« Il est bien Evident , dit - il, who toutes les constitutions qui se l' proposent utilité Générale et sont NSAIDs justes essentiellement , et toutes celles qui n'ont that en vue that l' intérêt particulier des partent magistrats d'un principe faux et devient des bonnes constitutions ( 2 ) . " La Politique , livreIII , chap.IV & 7 .


« Puisque les mots la constitution et gouvernement signifient méme chose , puisque le gouvernement est l' Autorité suprême dans les États et that nécessairement , cette autorité suprême doit être dans les mains d' un seul or plusieurs , or her multitude , il s'en suit that lorsqu'un seul , or plusieurs or usent la multitude de l' Autorité , en vue de l' intérêt , général , la constitution et saine pure nécessairement est , et si l' on that gouverne en vue de l' intérêt particulier , c'est - à -dire dans l' intérêt d' un seul or plusieurs , or it multitud , and ; , est la constitution et viciée corrompue ' ( 1 ) Politique , free III , chap . . V & 1

C'est pourquoi tout en considérant ' that la la communauté civile est celle qui plus parfaite between les citoyens d'une moyenne qu'il ne condition èt peut y avoir bien d' États administrés that où la moyenne Ceux class nombreuse est et plus puissante that chacune des autres » ( 2 ) la Politique , free VI , chap . IX , & 8 , Aristote insists fait sur ce que l' Autorité établie est , non dans celui qui l' intérêt of commande more dans celui qui l' intérêt of obéit , et that seule , cette fornie d' convi.ent autorité à des hommes libres ( 3 ) . La Politique , free IV , chap . XIII .

Bref , Aristote rattache , la politique à la morale ; il reconciles ces deux arts ; traite il le premier coinme une branche de l' éthique et comme il assigne but suprême'à la politique du système d' institution l' éducation publique le plus propre à faire des gouvernants et des control surfaces , good citoyens .

More les politiques d' oeuvres Aristote furent ne pas ses connues of contemporains ; les idées qu'elles renfermaient n'eurent pas dans l' influence d' antiquité , et ce qui prévalut , en Grèce , principalement fut le régime démocratique .

Or , qu'était - ce que la Démocratie , pour les Grecs ?

Aristote nous l' apprend encore :

« Voici quelles sont les institutions populaires , dit - il ; c'est les toutes that magistratures soient electives par tous , tous et parmi les citoyens ; that tous sur chacun aient autorité , et chacun , son to tour sur tous ; que les données magistratures soient par la voie du sort , au moins toutes celles qui n'exigent expérience ni , ni dans un habileté art ; les that magistratures ne soient adjugées point d' après la quotité du cens , or au moins la plus petite à'après quotité possible ; that le même ne citoyen puisse never deux fois la magistrature exercise or même au moins un petit nombre de fois , et qu'il n'y ait that peu dans ce cas of magistratures , à l' exception des emplois military vehicles ; that toutes les fonctions publiques soient of courte durée ; tous les that appelés soient citoyens the juger dans les tribunaux ; that pris dans les juges soient toutes les classes sur les affaires et prononcent de toute nature , sur le plus grand nombre , et sur les plus serious important les plus sont comme les comptes - rendus par les responsables magistrats , les affaires générales de l ' État et les civils contrats ; enfin que la décision of toutes les affaires , or au moins des plus important depends souverainement de l' Assemblée générale des citoyens , et non d' aucune magistrature , si ce n'est dans les cas les plus rares ' ( 1 ) . Politique , free VII , chap.I , & 8

Ainsi la Grèce et notamment Athenes , pratiquèrent la Démocratie , dans le sens du mot littéral ; les populaires en y furent assembléès érigées source en et moyen de contrôle , directs , du pouvoir .

Ce système à ce fréquemment despotism aveugle stupide et des multitudes dont Aristophane fait à la satire avec tant of caustique verve aboutit ; Néanmoins , il represent, historiquement , un dans l' évolution Considerable progrès des idées politiques ; introduisit il dans , les sociétés humaines un nouveau principe de gouvernement ( 2 ) ( Voir Fustal de Coulanges : La Cité Antique , liv.IV , chap.IX ) ; il le replace relatif à l' absolu ; astreignit il les suivre l' évolution the gouvernants de l' opinion publique ; familiarisa il les masses avec les affaires sociales et leur inspires de l' attachement pour les qu'elles if donnaient institutions ; on doit lui enfin un nouveau mode de la politique subordination à la morale .

Grâce à lui , d'une manière générale , le souci de l' intérêt particulier fit , nécessairement , place the ' celui de l' intérêt collectif , dans la pensée et dans les actions des hommes d' Etat .

More ce grand résultat , devait devenir la formule qui l' et tous les ideal Gouvernements modernes et futurs , ne fut atteint réellement , classique dans l' antiquité that par le Senat of Rome , sous la République . Ce fait provient , non seulement des austere moeurs et du vieux farouche patriotisme des Romains , more aussi du mode de Recrutement du Senat , chef - d'oeuvre of sagesse politique .

L' entrée de cet auguste salut public committee , qui , pendant plus de cinq siècles , the concentré , dans ses mains, tous les pouvoirs gouvernementaux , n'était , en effet , accordée The veterans qu'à des des charges sociales , membres of droit , quand ils avaient exerts unites magistrature.cuiiale or choisis par les censeurs , sans aucune intervention du peuple , sur la liste des anciens consuls , prêteurs , town councilors , tribuns et questeurs .

Ainsi , le Senat romain constitutes unites aristocratie bon aloi . C'était , comme on l'a dit souvent , une véritable assemblée of rois , or plutôt une reunion exclusivement composée ces citoyens éminents , comme le Vieil Horace of Corneille ,

Thu , du bonheur public , font leur félicité .

Cette longue d' hommes politiques series , intrépides , l' honneur du genre humain restera ; doues d' un merveilleux instinct practice , ils ont le gouvernement énergiquement subordonné civique à la morale , idée à l' envers la patrie of devoir , aux exigences de la solidarité , which le régime militaire developpe plus vigoureusement qu'aucun autre .

Dans tous les cas , l' activité féconde qu'ils donnèrent 1 % to vie sociale , pendant la période d' éclat de la République , les tous inspires empereurs , dignes of mémoire qui , pour serve la cause de l' Humanité , alors confondue avec celle of leur patrie , n'eurent qu'à suivire les princes memes .

C'est sous leur règne , surplus au naturelle morale that her son atteignit apogée , dans l' antiquité , et que les jurisconsultes , pré.tres ces du droit et de la justice , comme les appelait fièrement Ulpien ( d. 228 - contemporane of Papiane * aprè successor Alexander Serero , fu le grand legislator romane ) jetèrent les inébranlables fondements du grand édifice de la jurisprudence positive commencèrent et la promulgation ces lois générales devaient devenir qui les tous les rapports régulatrices humains protéger et le plus les efficacement hommes contre toutes les formes de l' arbitraire , en s'imposant simultanément gouvernants et aux aux control surfaces . ( * siècles II , le majeur juriste romane )

C'est pourquoi l' histoire romaine , dans son ensemble , sera, perpétuellement , une source Méditations salutaires pour les directeurs des sociétés humaines ; elle fournit leur , en effet , la la preuve irrécusable that grandeur des Nations provient surtout du civisme et des des gouvernants control surfaces .

A la fin , Cependant , par le fait même sa savante organization prodigieuse unité et de sa , l'empire Romain devint oppresseur tellement , au point de vue tax particulièrement that les populations , dépourvues if patriotisme if félicitèrent de l' intrusion des Barbares et de la désorganisation provoqua qu'elle . More la chute enpire et cet , plus encore celle de l'empire of Charlemagne , fut suivie detroubles , et itself profonds itself prolongés that her violence redevint Souveraine Joutes sous ses formes. Alor tout l' Occident gémit sous le poids d'une effroyable tyranny , qui ne fut très that faiblement atténuée assemblées par les sous les rois of guerriers Francs, et par la reunion du seigneur des Vassaux suzerain , sous la féodalité .

Durant ces siècles d' anarchie Barbare , le pouvoir spirituel degrades fréquemment , autant que le pouvoir temporel . Les seigneurs eurent ecclésiastiques d' ordinaire , les tous et tous les vices caractères féodaux des seigneurs .

A la fin , dans leur immense détresse , les populations if tournèrent d' instinct , et vers la royauté if réjouirent of voir l' Eglise devenue , aux XI et XII siècles , une puissance formidable , grâce à l' unanimité of it was qu ' représentait elle et des biens à l' énormité qu'elle avait accumulés , d' autant plus qu'elle eut , the ce moment , l' heureuse faire respecter of inspiration , en elle - même if réformant et en subordonnant , the nouveau , la politique à la morale .

Effectivement , elle une mit aux débordements Digue des princes , en les rois flétrissant usurpateurs , faussaires , Pajjures or bigaiues ; elle les moderates guerres intestines , en imposant , sous le nom de ' Truce de Dieu » , la suspension des hebdomadaire hostilités , dumercredi lundi soir au ' matin , et en tournant , vers le dehors de l' belliqueuse activité des seigneurs ; elle fut l' initiatrice d'une multitude d' charitables institutions destinées the SOULAGER
toutes les catégories of infortunés ; elle donna enfin , dans la personne et son clergé séculier régulier le noble exemple d' un empire Opiniatre Sur les personnels et instincts des plus hautes vertus negatives .

More , the vrai dire, des résultats , Importance morale d'une politique et plus Considerable , furent , à la même époque couple obtenus Chevalerie ** la , la chi poursuivit réalisation idéal beaucoup d' un humain plus et plus disinterest ; l' car égoïste preoccupation du salut éternel lui était et c'est elle qui étrangère institute la culture et des sentiments tendres généreux , le dévouement effectif des forts et aux aux faibles opprimés , la défense du droit énergique et de la justice , l' habitude de la loyauté unites luck superstition de l' honneur et la courtoisie envers les femmes , qui lui doivent , en Occident , leur Emancipation , dignité leur , leur politique et sociale influence . De plus , la Chevalerie organizes véritable unites police , the sévèrement châtier Prête toujours les Hauts barons , et perfides malfaisants . ** The Grupe of persone , dont ation , s'inspire en le merite or en la pour dignité .

Pour faire respecter morale là , l' Eglise recourut , en effet , trop familièrement , à l' excommunication, qui , dans les siècles ' was , était à ce point that terrible l' empereur d' Allemagne Henri IV réduit fut à lui les preferer cruelles humiliations of Canossa . Alors , le prince pas seulement excommunié n'était retranché de la communion des Fideles , exclu de l' Eglise des Prières et des sacrements ; il était , en outre , dépossédé politiquement , puisque , par la même sentencq , ses étaient Vassaux delies of serinent leur envers lui et ses sujets devaient ne lui plus obéissance .

Hantée , à la fois , par les traditions de l' Ancien Testament et les souvenirs par l'empire Romain , it Concut papauté ainsi l' Orgueilleux dessein of restaurer , profit à son , monarchie Européenne et la la théocratie despremiers âges l ' Humanité .

More elle ne tarda pas à rendre if odieuse , comme aux rois aux peuples couple son insatiable ambition politique , par sa prétention invest d' or les déposer monarques , et de les distribuer couronnes , the son gré couple intervention importune son dans l ' administration des Indoor royaumes , et surtout par l' abus fit qu'elle l' excommunication, en la faisant serve la défense des interets et des Privileges de l' Eglise d'une manière impudent tellement que les rois les plus pieux , comme saint Louis , furent obligés react contre elle .

Aussi , dès la foi catholique that devint languissante , au siècle XIVe , it papauté n'eut plus qu'un pouvoir politique secondaire qui , depuis , décroitre et n'a cease to rétrècir .

Alors , le pouvoir temporel left sans autre que les grands contrepoids organisé conseils de la Couronne , conseil du roi , chambre des comptes , parlements , chi n'avaient qu'une indépendance relative , malgré le droit de remontrances ; donc ce pouvoir tendit , graduellement , vers la monarchie absolue , et les peuples durent euxmêmes , empiriquement construire , en dehors toute of théologie , leur éducation à mesure that if développa politique , un Mécanisme propre à limiter les abus de cette monarchie et à lui faire feel les exigences de l' intérêt général .

The Egard cet , ils accueillirent empressement avec l' institution des assemblées dénommées parlementaires , suivant les lieux , Etats généraux , Chambres , cuts, Landtag , dont les rois prirent , maintes fois , l' initiative , dans le seul dessein to prévaloir du consentement apparent from leurs sujets quelques -uns , lorsqu'ils projetaient d' imposer of cartoons nouvelles à la masse Les mandataires de la bourgeoisie , tout au moins , le mouvement chez qui avait communal vigoureusement Reveille déjà l'amour de la cité , it pressentant Destinée ces Etats nec cessèrent of réclamer la transformation of convocations accidentelles en leurs périodiques réunions permanent sinon .

More les Anglais seuls parvinrent of bonne heure , à ce résultat , dont tous les féconds germs essentiellement sont inclus dans la Grande Charte 1215 , par'laquelle sociaux des devoirs , solennellement rappelés , à chaque avènement , furent imposes au Roi .

The l' exception of quelques petits Etats d' Italie qui pratiquèrent , dès la fin du Moyen -Age , le régime des libertés publiques , sans le conserver , les nations autles Européennes n'atteignirent même le sous l' impulsion but that des Revolutions Hollande et des Etats - Unis , puis de la Révolution française , qui , malgré la désespérée coalition of monarchies toutes les de l' Occident , ruin le principe du droit définitivement divin des rois et des Privileges aristocratiques , pour leur substituer , dans les conceptions gouvernementales , celui de la souveraineté or mieux l' intérêt des peuples , et celui de l' égalité civile.

A la suite cet ébranlement universel , ultérieurement fortifié par l' institution du suffrage universel le régime constitutionnel prévalut prévalut , et , bien que la plupart des Européens Gouvernements aient encore une origine dynastique , il n'est plus permis , the aucun d ' eux , of prélevéé un impot or promulguer une loi qui préalablement n'aient examines été , discutés , approuvés , par la majorité des ELUS représentants de la nation .

Le règne de l' arbitraire individuel a couple conséquent , pris fin dans les sociétés occidentales , même en Russie et le pouvoir des chefs d' Etat y est maintenant des règles soumis the limitatives , qui , à celles qui ont semblables jadis tempéré l ' omnipotence des Peres de famille , leur ont dans la source de l' dominant preoccupation intérêt de la collectivité , laquelle sur ce pouvoir s'exerce .

Ainsi , dans le cours des Ages , sous des formes multiples of continuels ont été faits efforts , dans tous les pays, organizer pour l' opinion publique et ' lui ' subordonner pourvoir le politique . A la suite d'une expérience millénaire , constamment améliorée , le gouvernement a été des sociétés humaines , graduellement , et sans discotinùité , assujetti the devoirs de plus en plus des nombreux et précis ; son rôle , attributs ses , ses fonctions normales , ont été de mieux en mieux ' compris , Definis et consacrés ; organes ses ont été , bon gré , evil gré , par les mis peuples , dans l' obligation d' acting , non dans leur Intérêt personnel , more dans l' intérêt de toute la société , dont la conservation et la leur sont Prospérité confiées .

Quel le nom qu'il soit that size, le gouvernement est en fait , devenu , presque partout , Républicain , et , s'il n'est rien moins que le régime that Certain parlementaire indéfiniment persists , du moins avec son actuelle inclination to s'immiscer dans tous les gouvernementaux the subordonner et le pouvoir rouages exécutif au lieu le dé is the borner contrôler , comme le bon sens politique le commanderait , on peut , Néanmoins , affirmer que les sociétés ci » ilisées rétrograderont ne pas vers le despotism indi , iduel , ni vers celui des oligarchies .

La constatation générale de ce fait à une loi équivaut sociologique , naturelle , perInettant Iuéme qu'un gouvernement d' affirmer class or sectaires , quelque puissant qu'il Devienne , doit inévitablement sombrer tôt or tard , parce qu'il est en contradiction avec la nature même de l' institution , dont la légitiniité de l' est la conciliation indépendanée et du concours , collectif dans l' organisme . Or , la solidarité des éléments sociaux telle est tout what privilège inconsidéré , qu'on a accorde aux in , pour immédiat corollaire , le malaise des autres , et du Conflit of inégalités ces artificielles , résultent toujours le mécontentement et la révolte . De là , les riches et les luttes between pauvres les , en Grèce ; between les - patriciens et les plébéiens , to Rome ; between les seigneurs et les bourgeois , au Moyen -Age ; between les nobles , le clergé , et le Tiers- Etat dans les temps modernes ; between les capitalistes et les travailleurs of nos jours .

Un gouvernement , should ce nom , ne doit pas se faire le plus exclusif protecteur des des interets prolétaires , comme le Parlement Français (120/1909) demande le trop souvent , which Ceux propriétaires des , des agrariens et des industriels , comme le if actuellement produit fait en Allemagne ; il est l' arbitrate des interets antagonistes ; il n'est pas leur champion .

Dans tous les cas , spontanément , et de plus en plus la politique if laisse influencer par la morale , or du moins par les exigences de l' opinion publique ; elle n'oserait plus accomplir , ni même concevoir , les actes odieux , les coups de force , contre les autres les sociétés Individus or , le pouvoir qui autrefois caractérisaient .

L' national des égoïsme Gouvernements lui - même été the réfréné par le progrès des idées et des moeurs , et , en génération of génération , la considération des interets internationaux the imposée été leur ; of luck telle heure où l' qu'à sommes nous , les nations , friandes moins de gloire , et butyn of the conquêtes , sont , vu les bien plutôt disposées the enrayer ambitions , or guerrières mégalomanes of propres leurs chefs , qu ' the les Stimuler .

Les Gouvernements à la fois sont devenus moins en moins of personnels et de plus en plus pacifiques .

En dépit exceptions des et des regressions , inevitables dans l' état de l' Humanité contemporain , la politique internationale morale of the fait pas tels que les sociétés des s'imposent devoirs réciproques dont le nombre va toujours croissant, that it traite et l ' esclavage ont été abolis , dans toutes les sociétés des dépendances Occidentales that agressions et les les contre les brutalités peuples attardés devenues sont l' objet d'une unanimous reprobation , et que les sentiments of tolérance of Universelles et fraternité ne cessent to répandre et of fructifier dans.le monde .

Nous pouvons donc , Hardiments , conclure , en appuyant sur l' observation du présent et sur la philosophie de l' histoire , la politique trend manifestement that , if the subordonner sociale à la morale nous .

II

Complication CROISSANTE DU Gouvernement

La complication divisions croissante et les fonctions des politiques successives sont un autre caractère , incontestable , de l' évolution du gouvernement .

Dans les sociétés primitives , le chef , Seoul, peut faire face aux besoins aisément publics , et intérieurs extérieurs . Plus tard , l' institution de l' esclavage , celle des castes , et les correspondantes moeurs , rendirent encore longtemps pendant , le gouvernement assez simple et facile ; more quand les sociétés s'étendirent , lorsque le travail et les fonctions sociales if différencièrent , lorsque les guerriers , prêtres les , les administrateurs , magistrats les , les Agriculteurs , industriels les , les dealers if livrèrent chacun à des spéciales occupations , il fallut solidariser et faire tous ces concourir distincts éléments ; le problème gouvernemental if compliqua et le pouvoir du main détenteur , tout en l' Autorité Souveraine Conservatism , dut to recourir collaborateurs des et leur une partie des déléguer nécessairement ses fonctions .

C'est ainsi that dans l' ancienne Égypte , dès le Nouvel Empire Thébain , tout au moins , le royaume divisé était en Un certain nombre or names of districts , tribes or correspondant aux aux domaines d' autrefois féodaux , réunis alors , ayant et leur tête à des Gouverneurs , chargés les troupes commander of rendre la justice of impôts leverles au nom de Pharaon , et disposant , the cet effet d' une lush bureaucratie .

Comme des les étaient impôts royalties en nature , était le roi lui - méme entouré d' Un Certain nombre de Hauts Civil Servants , véritables ministres , nommés directeurs , qui avaient pour mission d' assurer la rentrée régulière of capitaux ces au Siege du gouvernement central et d' en l' Surveiller emmagasinage , la conservation et la répartition parmi les bénéficiaires . Il y avait , par exemple , un directeur de l' hôtel des boeufs , un directeur de l' hôtel des fruits conserves , un directeur de l' hôtel des liqueurs ...

 Il y avait aussi un directeur de l' hôtel de l'or , un directeur de l'hôtel des armes , un directeur de l' hôtel des étoffes .

D' autre part , les grands travaux publics , les palais , temples les , les toiubeaux , la construction et l' entretien des canaux , executes par des corvées or pair prisonniers les guerre , révèlent encore en Égypte , une très administration ingénieuse et très fortement organisée .

C'est sur un substratum , three analogue, which edifies sont , dans toutes les nations de l' Occidentales antiquité , les appareils gouvernementaux complémentaires , jusqu'au jour où la civilization Romaine , qui fut la grande politique de l' Occident institutrice , raises l' art au premier rang gouverner . Les perfectionnements , apportés primitif sysitème au pair celte civilization , I ont surtout pour objet de la régulariser hiérarchie administrative d' organizer , d'une merveilleuse maniere , l' armée et la justice et a combiner , décomposition avec une des plus methodique soumis the son empire territoires , établissement l' unité d'une plus strong étendue dans l' immense ce dernier .

More , sous les monarchies Mérovingienne ( d' epoque du Meroveus ) et the Carolingian ( Depoca du Magne Charles ) , on Retrouve , autour du roi , Un certain nombre d' familiers auxiliaires , tels que les mayors du palais , chancelier le grand , le Chambrier grand , le grand Pannetier , le grand Bouteiller , le grand Connétable , veneur le grand , le grand fauconnier , qui les directeurs rappellent , chargés de l' administration du royaume des Pharaons . Alors , en effet , les titres of ces personnages , destinés to becoming, ultérireurement , les grands dignitaires the Couronne de l' , correspondaient to the reels offices publics .

Enfin , on sait that quelques rois , comme Dagobert , Louis VI and Louis VII , apprécièrent le Mérite certains hommes grands , tels that Saint Eloi et Suger , au point de leur confier , non seulement les fonctions spéciales important les plus plus le soin même les suppléer .

Toutefois , le ne fit ministériat son apparition , comme organelles gouvernemental régulier , qu'avec secrétaires les d' État , institues , en France , par saint Louis et Philippele - Bel , Encore , auxiliary du roi furent - ils ne ces , pendant longtemps , selon leur propre désignation that ' clercs du secret des ' c'est - à -dire of secrétaires Humble particuliers . More grandit leur fonction avec elle - même la monarchie ; leur nombre élevé fut à quatre ; devinrent Délégués ils les et les représentants du roi et , dès le XVI siècle , ils contresignèrent ordonnances et ses if partagèrent , géographiquement , l' administration du pays et des affaires extérieures , telle of luck , malgré son caractère absolute , ne le roi fut plus qu'un président of conseil de ministres .

Au XVII siècle , l'usage avait tellement consolidé l' institution that Richelieu , Testament Politique dans son , n'hésitait pas à signaler à la Louis XIII , fondamentale nécessaire et comme au bien de l' État .

« Le meilleur de les tous Gouvernements , dit - il, Celui dont est le mouvement main est dans l' esprit du souverain qui , bien d' capable to act par soi - même , the tant of modestie et de jugement , qu'il ne bon fait rien sans avis , fonde sur ce qu'un oeil principe ne voit pas clair si plusieurs that .

« Outre fait que la raison connaître solidité cette décision la , la vérité à dire that m'oblige l' expérience m'en the donné une telle connaissance , that je ne saurais m'entaire sans faire à moi - même force .

' Un grand prince capable est un trésor en un État ; habile un Conseil et tel qu'il doit être est pas un n'en moindre ; more le concert de tous les deux est un ensemble inestimable , puisque c'est là of that dépend la Felicite des Etats "( 1 ) ( testamente Politique , Cchap . VIII . Du Conseil du Principe , sect. II , qui montre que les meilleurs princes ont besoin d , un conseil good .


Bien Richelieu considérât that suffisaient ministres quatre pour le roi seconder , dut être ce nombre porté to six, dès le règne Louis XIV , et , malgré la , persistance de l' ancien système des attributions géographiques , chacun d' eux fut désormais chargé couple surcroît of spéciales fonctions , de mieux en mieux definitions . On distingua , dès lors : le ministère de la maison du roi et des affaires ecclésiastiques ; le ministère de la guerre ; le ministère de la marine ; le ministère des finances et celui de la justice
A Assembléia Nacional Constituinte aboliu a fragmentação ministerial do país; ele delimitação , de forma mais sistemática e precisa, as funções de cada principais departamentos do governo, e da Convenção, além de seus dois comitês famosos de salvação pública e de segurança geral, governou com doze comissões administrativas ; que se tornaram os pontos ossiffication da organização atual do departamento da França, a saber: 1 a Comissão de Administração , polícia e tribunais; 2 " A Comissão de Instrução Pública ; 3 da Comissão da Agricultura e das artes ; 4 do Comitê de Comércio e Abastecimento, 5 ° a Comissão de Obras Públicas , 5 º comissão assistência pública ; 7 º da Comissão dos Transportes , Correios e Courier , 8 ° Comitê de Finanças , 9 ° , a Comissão da organização e do movimento dos exércitos ; 10 º da Comissão da marinha e colônias , 11 º , a Comissão de armas e pós; 12 º comissão de Relações Exteriores .

O mesmo fenômeno ocorreu de forma quase idêntica no resto do Ocidente. Em toda parte, pedaço por pedaço , e de geração em geração , a máquina do governo é construída, complicado , sofisticado incansavelmente sob o antigo regime.

Longe de minar a divisão do trabalho do governo , que é imposta no final do século XXIII , a política, o que é realizado no século seguinte , teve o efeito de estresse e fazer funções mais complexas do Estado ; porque não só os serviços públicos como educação , transportes, correios e telégrafos , saneamento e saúde pública , uma vez que embrionária ou inexistente, ter tomado desde aquela época, um desenvolvimento colossal ; não só as relações externas dos povos, anteriormente confinados a seus vizinhos mais imediatos , se espalhou para toda a terra, que se ligam agora , os interesses e vários tratados , tão importante que todo um exército de diplomatas , hierárquica desde os embaixadores para os cônsules , é agora effectée desse serviço; mas uma série de problemas novos, desconhecidos na Antiguidade, a Idade Média e mesmo nos tempos modernos, têm sido acompanhadas por e mantido todos os dias , como resultado da transformação da condilions econômicos, o desenvolvimento contínuo de comércio , indústria , navegação, principalmente devido à nova organização do trabalho e da emancipação das classes trabalhadoras , que continuam a impor legisladores meditação perguntas e uma variedade infinita de extrema complexidade .

Além disso, as novas instituições do governo que o século XIX foi florir no Ocidente têm nuleirtent retardou o movimento de concentração de poder político , a monarquia absoluta foi inaugurada ; eles têm , no entanto , a prestação mais livre e mais intenso, e . em países onde a unidade nacional é um fato consumado , Comine na França, o governo agora exerce a sua acção em todo o território , sem distinção ; tem ramificações em cidades menores ; todas as autoridades locais estão subordinados a ele, e seu intermédiéiire , todos os elementos da nação contribuem para a atividade , o desenvolvimento, o bem-estar de toda a comunidade .

Finalmente, por todas as razões que acabamos de enumerar brevemente a gestão financeira das sociedades modernas assumiu proporções que pode , sem exagero ser descritas como tirar o fôlego.
Apesar de seu espetáculo mudando , a história tem justificado plenamente o teorema estática social, Aristóteles , o primeiro implicitamente formuladas:

" Não há sociedade sem governo. - Aristóteles

Não há mais sociedade sem governo há sociedade sem governo (1). Auguste Comte. Política positiva, II , p 267 .

O estado é composto por famílias; mas na ordem da natureza , o estado antes da família e antes de cada indivíduo ; porque tudo tem de ser , necessariamente, antes do jogo " (1) Política de Aristóteles , eu liv , Capítulo I e 11

" A autoridade ea obediência não são apenas as coisas necessárias ; eles ainda são coisas úteis " (2). Aristóteles , o volume de Política I, Capítulo 2 e 8

" Uma cidade não pode existir sem um líder ....; é necessário ter homens capazes de controlar e que se dedicam a sociedade para este tipo de serviço, ou "para o tempo de suas vidas , quer transformar "] Aristóteles (3). , liv.VI , Capítulo III, e 14

É por isso que , longe de tender a diminuir, as funções governamentais , delimitada a cidade na época de Aristóteles, foram desenvolvidos com os ellesmêmes empresas; eles tornaram-se mais difundida , cada vez mais complexas e numerosas , mais importante, porque a preocupação do interesse geral e da existência de um elo comum é ainda mais essencial que as empresas decompor humano mais elementos separáveis , objetivos e propósitos distintos poursuivnt ' , geralmente egoísta , sem ter consciência de sua solidariedade com o organismo coletivo .

Além disso, mesmo aqueles que detêm o poder político, por direito de nascimento , não poderia continuar a fazer esse exercício e coloque seus lados , várias capacidades , incluindo a sua escolha é geralmente tributados seus méritos , seus serviços e sua influência .

Nós não temos nenhuma razão legítima para crer, como Tolstoi e outros teóricos anarquistas , este eterno movimento de progressão tornou esgotado no futuro.

Tal concepção é uma ilusão ingênua , resultante da consideração exclusiva do desenvolvimento de idéias de liberdade no mundo.

A observação cuidadosa mostra , de fato, que não só as idéias de solidariedade presentes simultaneamente, o mesmo fenômeno , mas esse hábito e constituição social fez a necessidade tão urgente que o governo , ao invés de apoiar o anarquia , as pessoas não hesitam em sacrificar sua liberdade e obter momentaneamente sob a égide da ditadura mais absoluta . O fato tem produzido várias vezes na história do mundo , incluindo: um grande número de pequenas repúblicas gregas ; no final da República romano ; na Inglaterra , no século XVII ; Sob o diretório e , em 1851, na França ; inevitavelmente , seria renovar amanhã , nas mesmas circunstâncias .


III
CONCLUSÃO

Em geral, podemos concluir que o estudo filosófico da evolução do governo revela tanto o original espontânea , permanência, tendência sociocrática eo desenvolvimento continuado desta instituição fundamental. Luzes que este estudo fornece possível , portanto, determinar, com uma espécie de precisão científica , os direitos sociais , o sentimento deve , em todos os momentos e em todos os lugares , inspirar a conduta dos governantes e governados .




CAPÍTULO III

Funções e deveres dos governantes .

Eu

HÁ PODERES AS PESSOAIS

O limiar do estudo da natureza inerente dos governantes , ergue-se um erro, qualquer moderna, é importante remover anteriormente . É o viés democrático de acreditar que não há necessidade de os políticos , e podemos , sem prejuízo , a sacrificar até mesmo aqueles que apresentam a maior capacidade de funcionar , porque princípios são indivíduos e não são nada .

Este projeto desastroso é habilmente mantido pela pobre ambicioso , interessado em perpetuar deixar esta opinião que os primeiros participantes pode ser útil e sem preparação, tomar a direcção da empresa ; mas, basicamente, é uma falácia. Essa falácia é , é verdade , algum fundamento no fato de que as verdades positivas permanecem fortes , enquanto os homens desaparecem, e ele tinha uma legitimidade política inquestionável, como era necessário para manter a força do perfeito progressivo , entre as falhas e perseguições ; mas desde sentimentos revolucionários produzido a sua eficácia, pelo menos em todas as sociedades ocidentais , uma vez que as idéias de progresso tem raízes fortes no espírito moderno , preconceito, estamos a falar , tornou-se perniciosa, gerando desconfiança feroz e crônica para todas as personalidades dominantes.

Sem subestimar a durabilidade das idéias que se ligam gerações juntas e governam a humanidade deve agora que o público assume que esta aberração pode ser superada e , sem a ajuda de capacidade e energia individual, podemos , sem danos, desarmar seus melhores campeões, e que um tipo de força inerente , misterioso, por uma espécie de virtude mágica que os teólogos só pode conceder a dívida , eles são capazes de chocar -se espontaneamente e se espalhar.

Na verdade , toda a história de protesto contra tal idéia e prova conclusivamente que em política como em filosofia, como na ciência , na arte, na indústria , é sempre um indivíduo, excepcionalmente talentoso, que resolve as dificuldades inerentes à seu tempo, e que, enquanto essa pessoa está faltando , a iniciativa persiste.L mal-estar social e implementação de uma reforma importante é sempre o resultado de alguém ou alguma . Obras-primas políticos não vêm das massas mais do que as obras-primas da poesia, pintura, música, escultura, arquitetura, ou as grandes descobertas da ciência.

De acordo com a observação de Descartes, " pluralidade de vozes não é prova de que vale a pena qualquer coisa , as verdades um pouco dolorido fácil descobrir ; porque é mais provável que o homem só encontrou todo um povo. "


Este é o mesmo pensamento Auguste Comte formulou , em outras palavras, quando disse : Filosofia Positiva , Vol.IV , p. 436-437

. " Política sustentável Ascendente é necessariamente a maior parte, em regra inteltectuelle .....

"Quando uma empresa depende de um valor intelectual de alta ... , o número de indivíduos afeta apenas eu na esperança de encontrar o melhor corpo da função dada ; uma vez expresso , não haverá riqueza que pode fazer equilibrar o seu equilíbrio fundamental .....

" Não há encontro de mentes comuns a tão vasto podemos supor , que pode competir com qualquer Descartes ou Corvo "; Da mesma forma, " quando a empresa precisa de muita dedicação , não pode alcançar o mostrador, com a devoção de vaine.accumulation pobre, muito muitos

Que valor teria , por exemplo, os princípios da fé monoteísta e moralidade , introduzido no mundo inteiro pelo Judaísmo sem a série incomparável de profetas ; os princípios do cristianismo , sem Paul , sem bispos pèmiers séculos sem papas que eram o poder espiritual , MoyenAge ; princípios da realeza , sem grandes monarcas que representavam ; os princípios da Revolução , sem grandes convencional; princípios filosóficos da ciência , finalmente , e pontos de vista do sistema que se segue, sem coordenadores gênio de Aristóteles , Bacon, Descartes e Auguste Comte ?

Todos os grandes movimentos da civilização teve seu ponto de partida no impulso energético de um grande homem. Para sugerir o contrário é negar o óbvio ; é não compreender a utilidade de líderes em negócios; imagino que este é quimera absurda de uma função executada sem um corpo de enchimento limpo.

O papel dos indivíduos é fundamental em todas as operações políticas . O curso, que segue os eventos deste tipo depende muito mais aqueles que correm apenas idéias vagas espalhadas por entre a multidão dos contemporâneos ; porque a política é , acima de tudo, uma arte prática ; os problemas que a arte rostos variam constantemente , e, na verdade , de acordo com a máxima de Danton profunda , existem apenas governos provisórios .

Finalmente, " qualquer força social real é o resultado de um concurso de mais ou menos extensa, resumido por um único corpo" ( 1). Política positiva, Auguste Comte, II , p. 265 .

Governo eficaz não é uma abstração : não é uma entidade metafísica ; é uma realidade , que vivem , não está incorporada em reuniões irresponsáveis , mas de um homem ou de alguns homens , a natureza privilegiada , que são muitas vezes incompreendido e até mesmo odiado pelos precursores multidão ignorante , felicidade que eles dedicam leurvie .

Para determinar racionalmente , funções e deveres, o método mais fácil é observar os homens de governo , que estiveram à altura da tarefa , e para desenhar a partir dessa observação , as qualidades e os processos têm distinguido .

No entanto, é fácil ver que a ambição vulgar do poder não foi suficiente para inspirar o trabalho frutífero desses pioneiros da civilização , esses condutores de ovelhas massas distintas ; favoritos do destino, também alcançaram uma mistura harmoniosa das " faculdades joio intelectual, moral e prático. Graças a este conjunto de condições que tornaram-se , em determinados momentos da história , personificação de sua nação , o símbolo da solidariedade de todos os seus elementos, a síntese de suas aspirações e os seus interesses gerais, o símbolo de sua vida e seu destino.

Vamos analisar estas várias qualidades , Richelieu reduzido a quatro: " a capacidade , lealdade, coragem e aplicação " , que ele havia cuidadosamente acrescentou, " conter muitos outros" (1). Tão pequeno que o seu número , eles são , é verdade , que combinado com os maiores estadistas ; mas eles devem servir como ideal e medição para todos os governos , sejam eles quais forem . (1) Richelieu . Política testamentária , seção I, chap.VIII .

II
Qualidades intelectuais NECESSÁRIAS PARA GOVERNOS


Qualidades intelectuais são a chave e faculdades essenciais estadista deve possuir ; eles são , mais do que qualquer outro na necessários para o desempenho das suas funções; porque " é a cabeça, e não os braços, que governa e conduz os estados" (2). Richelieu . Política testamentária , seção I, chap.VII , Seção V

Os fenômenos sociais são, na verdade , o mais difícil de analisar e compreender pàrmîtous aqueles que o olho humano pode contemplar. Mas estadistas não são apenas responsáveis por observar esses fenômenos espectadores desinteressados , como fazem os filósofos ; eles tomam um papel de liderança no grande drama da história , e sua missão é a de intervir em suas aventuras para torná-los o mais favorável possível .

A razão deve ser a principal regra de sua conduta, Richelieuj disse que , apesar de sua vontade de ferro, compreendeu perfeitamente autoridade jue mais formidável é que ele é livremente aceito por aqueles que sofrem .

" Se a autoridade obrigada a obediência , acrescentou, a razão convence , e é mais sobre os homens que conduzem de uma forma que , gradualmente, ganhar a sua vontade , por aqueles que, na maioria das vezes fazê-los agir na medida em que forçá-los " (1) Rrichilier - Testamento político , segundo chap.II. parte

Em geral, os estadistas não deve mesmo ser surpreendido pelos acontecimentos ; eles tem de prever , prever , de modo a dirigir o curso , oportuno e meios adequados , quando eles não podem impedir a explosão .

Para o corpo social , bem como para o organismo do indivíduo , é mais fácil para prevenir a doença do que para a cura e higiene conservante é ainda mais importante na política do que os erros têm um impacto profundo e ampliado ; elas afetam não só os seus autores e todos os seus contemporâneos , mas a posteridade.

Os pais comeram uvas verdes, dijait um dos profetas judeus , em linguagem tão forte fotografada , e os dentes do filho ainda está irritado.

Este é pouiquoi políticas devem refletir longamente sobre as novas medidas que pretendem , considerar todos os aspectos e considerar todas as reações que podem ter consequências para antes lesrendre eficaz.

Sem dúvida, " ele tem algumas ocasiões em que não é permitido a eles mais tempo para deliberar , porque a natureza do ries de negócios não permite ; mas aqueles que não são deste tipo , é mais seguro para dormir em negócios, e recompensa, pela sabedoria de execução, qu'oji leva tempo para melhor resolver. ".....

".... Mas você tem que dormir como um leão, sem fechar os olhos , você deve estar sempre aberto para fornecer todos os inconvenientes que podem ocorrer " (1). Richilieu . Testamento Político . Como a previsão é necessária para governo do estado dun . Segundo chap.IV. parte

Os homens de governo , portanto, precisa de uma sagacidade rara e adequação excepcional para concreto e observação abstrato, indutivo e dedutivo meditação ; eles não são recrutados esses seres brilhantes e claras , Richelieu estigmatizado , dizendo que " o seu espírito se evapora discurso. "

"Devemos , pelo contrário , na opinião deste grande ministro , nós não podemos confiar demais , até mesmo como uma autoridade teórica , ouvir muito e falar pouco, para fazer o bem , o governo de um Estado . "

Finalmente, devemos às vezes os homens Elat têm ousadia suficiente de espírito e caráter pessoal para bater o seu tempo, devenirr risco . impopulares, como esses reformadores incluindo Auguste Comte retrata a situação pungente nesta bela página :

" No desenvolvimento normal da sociedade , o público assiste a seus guias espontaneamente , porque o trabalho é realizado sob um pulso sentia por unanimidade. Mas o tempo de transição específico dificuldades são naturalmente agravado pela resistência , passiva ou ativa , mesmo em massa , sociais às almas de elite que só então incluir todas as necessidades humanas . Quando modificar ou renovar a doutrina básica , sacrificou gerações , entre as quais ocorre a transformação , permanecem essencialmente estrangeira e muitas vezes hostil se tornar diretamente lá. Sua massa participa no progresso geral da humanidade através do desenvolvimento de equipamentos cada vez necessário tesouro ; longe de destacamento o desenvolvimento intelectual e moral , impede os notáveis esforços que dedicam . Esta situação obriga servos dignos da Grande Ser (1) ( Leia Humanity, que Auguste Comte ser comparada a um grande colletif . ) Para superar influências especialmente contemporâneas , contemplando o futuro eles se preparam e passado que suporta " (2) (Auguste Comte. Apelo aos conservadores , p.37 ) .

Todas as habilidades intelectuais no governo, que acabamos enumerados pode, até certo ponto ; ser adquirido com a educação adequada.

Assim , a política é uma experiência de arte em que a imaginação deve ser o servo obediente da observação , e não uma arte de inspiração e sentimento , é vital agora que aqueles que estão a realizar conhecimento suas mentes com o método positivo, e disciplina que avançam por uma forte formação científica que acostumados a ver, em todos os lugares e sempre , as coisas como elas são .

Um verdadeiro estadista deve ser agora livre de qualquer preocupação teológica ; ele deve esperar nada de uma intervenção providencial ; ele deve considerar os fenômenos sociais como fenômenos humanos, incluindo a observação sozinho dis podem leis vrir .

Não transformar sociedades por métodos milagrosos. Você não cria a moral . Uma delas é que ele melhora .

Assim concebida , a política é uma arte que está se tornando cada vez mais difícil . O empirismo não é suficiente para exercer com sabedoria. Estudos sociológicos são essenciais para aqueles que querem praticar com competência e homens Estado contemporâneo não tem mais o direito de ignorar a ciência social.

Por exemplo, um conhecimento profundo da estrutura fundamental das sociedades humanas iria proteger seguramente contra um grande número de erros e erros graves.

A melhor apreciação de instituições permanentes , como a família , a propriedade , o governo , o que lhes permite vislumbrar , e talvez evitar todos os perigos efêmeros como legisladores , desenhos viciosos ou projectos , por vezes capaz de superar em assembléias parlamentares.

Da mesma forma, uma compreensão mais geral da evolução da humanidade, que se multiplica e se desenvolve diferenças , poupamos legislação inspirada na busca de uma igualdade quimérica ; seria colocar -nos mais longe dos gostos de ganância , disposições agressivas e sonhos imperialistas de alguns governos , que são um anacronismo na civilização industrial e pacífica notresiècle .

De qualquer forma, como os homens de governos servem para conduzir a evolução contínua das nações que representam, eles podem não respeitar as leis que regulam esta evolução histórica, sem estudo e conhecimento da filosofia da sua história é ainda mais necessário que todo o seu trabalho é dominado conversas passado e sua base de operações é uma situação criada por ele.

No entanto, eles não são estudiosos nem os professores , nem os pensadores , leva a cabeça de estados.

"Não há nada mais perigoso para o Estado como aqueles que querem governar os reinos pela máxima que derivam de seus livros. Eles arruinar muitas vezes bastante , desta forma, porque o passado não se relaciona com o presente e da composição dos tempos, lugares e pessoas é diferente.

"A capacidade de consultores requer apenas bondade e firmeza de espírito , a solidez de julgamento, verdadeira fonte de prudência , as letras de corante razoáveis , o conhecimento geral da história e do presente constituição de todos os estados do mundo e, particularmente, o que é " .

Isso é o que fez Frederico o Grande da Prússia *** :

"Se eu tivesse de castigar uma província, eu daria para governar um filósofo . "

Em política , é preciso , de fato, ser muito mais preocupados com aplicações práticas da pesquisa especulativa ; porque não é para ser determinada a partir de considerações gerais relativas a uma empresa e tempo distante ; deve agir em uma situação concreta e específica de forma imediata .

Podemos fazê-lo com a autoridade que se um conjunto, às idéias gerais , que servem Diretor de luz , informações completas sobre todos os detalhes da situação e as tendências e idéias que animam homens ali colocados.

No entanto , nada disto faz a'pprend em livros ; nd não pode sequer tirar um conhecimento do precioso conhecimento da natureza humana estadistas que deve guardar vigilante , qualquer ilusão sobre os homens e sobre a fonte real dos sentimentos que inspiram aqueles ao seu redor .

" A política não os homens; ela usa , como a natureza lhe dá " (2) Aristóteles , liv.I , Chap . & 21

Então, o que faz com que o valor mental em particular , o político , não o cuidado que fornece a fazer o que qualquer cidadão , educado e honesto, poderia funcionar em seu lugar ; é a capacidade de ver claramente e rapidamente , a solução deve ser adotada, em casos difíceis , em frente da qual o comum permanece indeciso e inerte.

Após observação de Tácito ( 61-120 - desenvolve o conceito de moral empere românica ) , Pierre Laffitte (Direct primeiro discípulo de Auguste Comte ) teve o prazer de recordar , com muita razão, " em tempo de revolução, a difícil não está fazendo o seu dever é saber onde o dever. "

Só gênio político descobrindo o predominante precisam de seu tempo e aplicar imediatamente para o encontro.

Para competir com esses grandes mestres , é necessário que o homem moderno Estado é livre de qualquer sistema de pré-concebida , bem como toda a teologia ; na verdade não é a partir do momento que ele quer , o tempo bobo em que vive e que, seguindo o método positivo, que ilumina e dirige agora , todas as manifestações de atividade mental, científico, filosófico e prático , ele está pronto para queimar amanhã ele amava ontem , se o novo estado de coisas lhe ordenar ; ele deve confornle seus pontos de vista sobre a sociedade , não a sociedade para seus pontos de vista , ele não persistir com a sabedoria de negócios estéril e patriotismo também condenar, e ele não hesita em off the beaten track para novos caminhos; ele deve ser capaz de evoluir e adaptar-se , em uma palavra , ele tem a iniciativa e a ascensão de um pensamento forte e ele é um homem de ação; porque a tarefa social está constantemente se renovando e estadistas são engenheiros sociologia ; eles são construtores da nação : Mais do que ninguém , eles devem pensar para agir.

O mérito distintivo de Thiers (1610-1690 , pintor Populares temas) , por exemplo, com comparação a todos os outros monarquistas constitucionais. E os conservadores , era ver claramente , après1870 que a República foi agora na França, o único governo possível, e contribuir de forma honesta e vigorosamente , para superar esta idéia.

Ele tornou-se , por esse simples facto, um grande cidadão .

Gambetta mostrou um gênio mais clarividente , quando, após a constituição final da República, ele reconheceu que "a era das dificuldades começou ", e quando ele tentou corrigir o Partido Republicano de seus hábitos inveterados de oposição para inculcar um novo método político , e virar um partido do governo.

Em resumo , é a iniciativa social, uma espécie de instinto orgânico, construtor, e uma ousadia sábios, teórica e prática , que estadistas políticas turfa separados, eles s ' subir para a dignidade dos chefes , tornam-se verdadeiramente , motoristas, guias e tochas , para seus concidadãos, eles incorporam a unidade moral e material, a história, o destino do país , que que representam, e se tornar o chefe do organismo nacional .

Como a função do governo é não só representar, gerenciar e assegurar o bom funcionamento do mecanismo social; é ainda , dirigir, orientar a empresa para levar a uma finalidade específica , ou seja , COM -me o seu nome indica, preencher , em relação ao mesmo papel desempenha o piloto que está no comando do navio.

Por todas estas razões , as mais altas funções governamentais não pode ser atribuído sem desvantagens para os jovens.

"A juventude não é específico para o estudo da política ; porque manga ele experimentar coisas na vida são precisamente aqueles que lidavam com esta ciência " (1). Aristóteles. Moralidade , liv . 1 . , Cap . 11

Gouvernettient ciência só adquirida pela experiência (2). Aristóteles , Ética , Bk . X , chap.IX

No entanto , a melhor fonte de esta experiência , se necessário , é , claro , a longa prática de relações públicas .

Estabilidade Ministerial é uma condição de primeira ordem para a formação de uma equipe de governo , educado e capaz, e as pessoas que ignoram esta condição prejudicar seriamente por este simples facto , os seus interesses mais preciosos ; expõem-se a ter apenas os governos de passagem, ainda abaixo de seus deveres.

De acordo com a proposta de ierre Laffitte , as empresas devem , pelo menos, duram tanto quanto o Legislativo são ex pressão (3). A estabilidade Ministerial. Jornal Ocidental, 1885, pp 55 .

Ele deve ser o mesmo para cada um dos membros dessas empresas , no departamento especial para o qual eles são qualificados .

Todos os departamentos estão , de fato, invadida por uma vegetação mais densa do legislativo ; eles exigem uma habilidade mais especial, e do regime democrático dando uma opinião, tudo ao lamentável fato , valor e importância das funções do governo , quando ele sugere que podemos preenchê-las sem preparação e passar de um para o outro sem dificuldade ou prejuízo para o bem público.

Estabilidade Ministerial é tanto mais necessário que não só efeito é instruir os homens no governo ; também aperfeiçoa intelectualmente.

A função cria o órgão .
Muitos estadistas chegou ao poder, mal treinados para os deveres que lhes incumbem ; mas , logo que eles são investidos com esta função , eles são imperiosamente dominado os deveres que impõe, e se eles são susceptíveis de mudar e se adaptar , eles regenerar e método de mudança.

A eficácia de modificar o exercício do poder é tal que vê espíritos , que antes era puramente críticas ou revolucionárias rapidamente tornar-se , sob sua influência , os homens de governo do maior mérito .

No entanto, a mais pura e mais duradoura a fonte mais profunda da inteligência política, será sempre o sentido social , o amor do bem público , dedicação cívica , sem o qual a vigilância rapidamente cansado e clara; oyance sempre obscurecida.

III

QUALIDADES moral necessária para GOVERNOS

As qualidades morais superiores não são menos essenciais, para estadistas , as qualidades intelectuais : em primeiro lugar , porque é impossível ver claramente as necessidades dos outros , quando somos cegados por interesse pessoal ; em segundo lugar, porque nenhum poder político não pode ficar, especialmente hoje , quando não se baseia na opinião pública , que é o fundamento mais sólido da autoridade governamental.

É por esta razão reprovado Auguste Comte, sobre figuras públicas, legislação que exclui a privacidade do controle livre da opinião pública.

No entanto, é história autorisépar considerar imperfeições secundárias e até mesmo alguns vícios dos governantes , eles não são tão incentivá-los a negligência e trair os deveres sociais que devem cumprir , em particular.

Por exemplo, a repetição de um lugar comum que pode ser descrito como um absurdo, quando criticou um político para ser ambicioso ; sua função e dever é ser ; ele só deve colocar sua ambição, não prosseguir com satisfação puramente pessoal , mas para usar o poder para conseguir obras sociais significativos.

"O governo é como todas as coisas do mundo ; para mantê-lo , você deve amar . Nunca ouvi dizer que os reis não gostavam de monarquia e déspotas odeio despotismo " (1) Montesquieu , Estatutos Espirit . Léducation das do Governo , I, p.162 .

"Meu trabalho é a prevalecer ", disse Frederick .
(1712 - 1786 , estadista Modelo do período moderno , que combina o dictadure temporal com liberdade Espiritual à anarquia parlamentar eliminado e tirania gouverniste )

A ambição eo gosto pela mandamento são muito legítima entre estadistas ; eles são o seu muito necessário e deve alugar em vez de culpá-los , a obedecê-los , quando eles têm que a felicidade dos outros .

No entanto, devemos ser cruel para os detentores do poder, só vê um caminho para melhores festas apetites egoístas ; não só porque estes são os mais desprovidos de honestidade comum , eles não só trair o mandato que lhes foi confiado , mas eles ainda são comparáveis para corromper a mente do público.

" O interesse público deve ser o único objectivo dos que governam ou pelo menos deveriam ser preferidos aos indivíduos.

"É impossível conceber um bom príncipe e aqueles que ele usa em seu negócio, podem, se seguir religiosamente esse princípio , e não se pode imaginar o mal'qui chegar a um estado em que o interesse público específico é o preferido, e que eles são definidos por outros.

" A verdadeira filosofia , a lei cristã e nseignent política de forma tão clara a verdade de que a orientação de um príncipe não pode colocá-lo muitas vezes diante dos olhos princípio se necessário, ou o príncipe , em vez punir severamente aqueles que são son'conseil muito infeliz por não praticam " (1). Richelieu . Política testamente , segundo Chap.III parte

Os últimos sucessores de Louis XIII , infelizmente, não seguir este conselho sábio e não é improvável que a queda da monarquia francesa foi causada principalmente pelas classes profunda decadência , os líderes dévelopjer eles deixaram sem oposição quando não era o seu próprio trabalho .

A elevação dos sentimentos , uma certa magnanimidade , um profundo amor à pátria , um constante desejo de colaborar no seu desenvolvimento , o seu tamanho eo bem-estar da massa das pessoas que a compõem , são essenciais para servir utilmente .

Mas no que diz respeito a moralidade dos homens de governo , estabilidade e longo exercício da função, não são indiferentes ; elas contribuem ativamente , pelo contrário , a educação desses homens , e de processamento de sentimentos por trás deles, quando eles buscam a conquista do poder ; porque eles são atraídos para ele originalmente pela ambição pessoal, do que pela preocupação com o interesse público, e para atingir seus objetivos , muitos usam meios desagradáveis .

Posse prolongada poder aperfeiçoa moralmente , intelectualmente muito.

Ele sempre acaba , de fato, o amor é preenchido com consciência ionction , e focar o bem público , quando você toma o abitude I ~ para defender.

" O sucesso de ambição geralmente acabam inspirando o compromisso social que não existia no início; pelo menos , esta reação moral ocorre na natureza, que não são muito cruel ou muito indisciplinado " (1). Auguste Comte. Política positiva ; II , p . 297

Em qualquer caso, como sabemos, o estudo da evolução do governo, o instinto de ambição pessoal de quem está no poder tem sido cada vez mais sujeitos a sentido social , pelas instituições.

Mais do que seus antecessores , o estadista moderno deve tirar este sentimento. Sua função não tem outra plausível que a razão de ordem pública , de que o país , e até mesmo da humanidade, cujas relações de cada país , com o outro, deve dar a todos os governos , projetar uma mais direta e mais precisa do que a massa de mentes vulgares .

Mas a preocupação da humanidade é necessária, principalmente para estadistas ocidentais, porque a maioria desses estados , eles também a solidariedade de interesses, várias empresas estão avant -garde e poderes de proteção cuja dominação sobre os povos atrasados , não pode agora encontrar desculpas no sincero sobre apressar a sua associação à civilização em geral e para o trabalho de casa que atribuir direitos sobre elas .

. Estes homens assim t ETA deve reconciliar o amor da humanidade com a do país; eles devem repudiar a política de exploração , tirania e extermínio colonial , não menos vigorosamente a política de expansão territorial violenta na Europa; em primeiro lugar, porque é um feroz , degradando política e desastroso para a própria moralidade ocidental; segundo, porque é contrária à pacífica filosofia de desenvolvimento da história agora designado como o destino da Humanidade , e é mais um perturbador político e retrógrada.

IV

QUALIFICAÇÕES necessários para a prática os governos,


Síntese cerebral de cada um de nós se reflete externamente por nossas ações. Em última análise , é o caráter que os homens diferem uns dos outros , já que o personagem faz o que inspira o coração e que o intelecto concebe .

No entanto, o estadista deve ser , por excelência, como dissemos acima , um homem de iniciativa e de ação, ousado o suficiente para assumir a responsabilidade por decisões em circunstâncias críticas , ou no novo tempo ; deve, portanto, ser a têmpera particularmente forte , e tem o mesmo grau , a coragem, prudência , fortaleza, sob a respectiva inspiração que ele deve agir de acordo com as circunstâncias.

Além disso, todos os principais políticos morrem atividade dobrado , energia incomparável ; eles continuaram a sua tarefa, com perseverança inflexível , e muitas vezes eles eram herói admirável.

De fato, os estadistas têm , em primeiro lugar , continuamente precisa de coragem para defender e superar as suas opiniões ; para quebrar a resistência que enfrentam, para lutar contra as intrigas e cabalas , e os adversários invejosos , sem máscara ou ocultos, sua situação levanta inevitavelmente ; para lidar com o ódio dos partidos , o clamor da multidão desviou falando demagogos , bem como aqueles das classes privilegiadas que zelosamente defendem o abuso que recebem; Finalmente, para apoiar com calma , a desilusão , lcs amargura , da ingratidão ; perfídia , e até mesmo ameaças de morte , que são muitas vezes a prerrogativa de poder .

" Se a integridade do Conselheiro de Estado , disse Richelieu, requer -se a testar todos os tipos de interesses e paixões , ela quer que ele seja tão calúnia , e todos os laços que podemos dar a ele, não pode desencorajar fazendo bem.

 " Ele deve saber que o trabalho que fazemos para o público, é frequentemente reconhecido por qualquer particular, e que Ele não é esperado outros prêmios terra, do que fama, próprio salário grandes almas .

"Ele também deve saber os grandes homens que estão sendo colocados para o governo dos EUA são como os condame à execução , apenas com a diferença de que eles recebem punição por seus pecados, e que não seja mérito.

"Além disso, ele deve saber que ele pertence apenas grandes almas dos reis e servir fielmente suportar calúnias há o atributo ímpios e ignorantes a pessoas boas , sem repugnância e sem ' que lançamento do Service se é obrigado a dar-lhes .

"Eles precisam ainda de saber que a condição daqueles que são chamados para a gestão dos assuntos públicos, é muito mais digno de pena , em que se o fizerem bem , a malícia do mundo, muitas vezes diminui a glória , o que representa q'on poderia fazer melhor, mesmo que seja apenas para ser impossível.

"Bem, ele deve saber que aqueles que estão em o Departamento de Estado são obrigados a imitar as estrelas, que , não obstante o latido dos cães , não deixe a luz e acompanhar o seu progresso ; que deve obrigá-lo a fazer tal desprezo de tais abusos , que a sua integridade não pode ser abalado, ou afastar-se dele com firmeza para que se propõe para o bem do Estado " Richelieu - Política testamente , 1 parte de cada um. VII , cap. III

No entanto , a prudência , o que é inteiramente consistente com as longas meditações e plena maturidade necessário, geralmente , a importância das decisões , não é menos do que a coragem necessária para que o homem Estado; ela deixa de lado a impaciência e pressa, sob cuja influência é negligenciada , inevitavelmente , alguns dos aspectos do problema que queremos resolver e você corre o risco de cometer erros graves.

Não devemos esquecer que , de acordo com de Montesquieu frase, " a política é um arquivo sem graça que usa e gerencia lentamente ao fim " (2). Espirit Lois, liv . XIV, capítulo XIII .

 No entanto, a qualidade estadistas mais essencial é firmeza, não só porque eles são os detentores da autoridade geral , eles devem ser respeitados, sem falhas , e potência do motor símbolo de autoridade pública , mas também porque a primeira virtude de um líder, seja ele qual for , é isso que ele quer, para onde vai , e levar os outros sem cessar ser senhor de si mesmo , e insensível a todas as agitações laterais.

Qualquer direção não pode existir sem este requisito básico. Você só pode obter a esse preço de concorrência eficaz , confiança e dedicação dos outros.
O pior defeito de um estadista é a indecisão é fraca.
" Os erros que eu fiz , disse Louis XIV ( *), e que me deu dores infinitas eram de complacência e de me deixar ir muito casualmente para as opiniões dos outros, Nada é tão perigoso como fraqueza de qualquer tipo. Para encomendar outro , ii deve superá-los ; e depois de ouvir o que vem de todos os lugares , deve ser determinado pelo juízo , devemos fazê-lo sem preocupação e sempre pensando em nada, ou executar a ordem de auto indigno , o personagem que porta, ou o tamanho do estado . " (*) Memoirs em Voltaire : os séculos de Louis XIV - XXVIII .

É especialmente importante que os estadistas são capazes de resistir às importunações de seus amigos quando eles chamam de concessões , favores, injustiça , prejudiciais para o equilíbrio de interesses e de boa reputação de poder.

Após a profunda observação de que ainda era Richelieu, o testamento político é , em todos esses pontos de vista, uma fonte inesgotável de observações nascidas . nunca envelhecem , " os príncipes concordar muito facilmente com as normas gerais de seus estados , porque ao fazê-lo eles estavam diante dos olhos da razão e da justiça , nós voluntariamente abraçar , quando você encontrar o ponto " os obstáculos que desviam do caminho certo . Mas quando surge a oportunidade para a prática de boas escolas que fizeram , eles nem sempre mostram a mesma firmeza , porque este é o lugar onde os interesses do terceiro e quarto , a piedade , a compaixão , favorecer e importunações , a busca e opor suas boas intenções , e muitas vezes eles não têm força suficiente para superar -se e desprezar as considerações especiais que devem ser zero pontos de respeito público " (1) Richelieu- Restamente Política, segundo Chap.III parte .

Assim, um grave perigo ameaça a República Francesa , por seus ministros, quaisquer que sejam, muitas vezes ceder às demandas de seus clientes parlamentares ou eleitorais os seus próprios clientes , e não defenderá, com um leitura sui lealdade , os interesses superiores e independentes que ilont custódia.
Gambetta, no entanto, não deixam de se proteger contra esse terrível mal republicanos , o que levaria a um agravamento desacreditar o regime, quando ele disse , dan um de seus memoráveis discursos :

" O sufrágio univirsel que falou a partir deste m -mento , o governo que é dado deve estar na esfera das suas competências , livre de todas as plantações, de recortes de coligações, tudo o que é feito para realizar em suas prerrogativas ... quando eu reclamo independência quando eu digo que os diretores são da fortuna da França, eu digo que eu sou mais democrata do que isso. afirmam que você deve entregar a práticas, competições e parlamentares .

Infelizmente, o grito de alarme , lançada pelo patriota, já não ressoa há muito tempo para os nossos po.pulaires soberanos mesquinhas , e que o Sr. Cwater apropriadamente rotulado como "personagens" , seguindo seu insidiosamente curso.

Todos os amigos fiéis e exigentes da França , não pode lamentar muito fortemente que você , apresso-me a responder .

IV

CONCLUSÃO
Análise mais experimental e teórica , a que nós temos que fazer isso, segue-se que o Estado, que preenche todos os conditioiis inerentes à natureza de sua função Bomme deve ser, em primeiro lugar, dotado de qualidades intelectuais , muito maior , permitindo que ele a beijasse , com a mesma facilidade , as idéias gerais e fatos específicos ; deve ser facilitada pelo sentido social , a moinsautant do que o prazer de governar ; Finalmente, deve também ser bem dotado , de coragem , de prudência, de energia.
Ele deve apresentar juntos e combinados, qualidades intelectuais , morais e pilitiques geralmente contraditórios e raramente são encontrados em um nível igual no mesmo aparelho cerebral.
Felizmente, essas faculdades particulares do estadista ea síntese indivíduo para formar coutribuent eles podem desenvolver através do exercício.
Por esta razão, o seguinte teorema de Auguste Comte , não é frutífero dos poderes que tinha poderes. Apenas aqueles , de facto , permitir o desenvolvimento simultâneo do órgão e função ; apenas aqueles usados para se preocupar com o futuro com serenidade, desenvolve e prossegue

Junto ...... esperança e grandes pensamentos ;

aqueles apenas fornecer aos governos os meios para cumprir os seus deveres para com este et'envers posteridade.






CAPÍTULO IV


Funções e deveres dos governados .


O senso comum e da filosofia da política , a função normal dos governados , é conhecer suas necessidades e desejos , sem malícia , poder, a fim de considerar continuamente o interesse , finalmente, para um escolha sábia para discutir o orçamento e trabalhar com os movimentos, o estabelecimento de leis .

 A liberdade é absolutamente necessária para bebés, para exercer as suas funções .

Assim, a liberdade de pensar , escrever , montar , associado, tornou-se tornar-se , dia a dia , as bases fondanlentales ordem social moderna.

Mas a liberdade não é um princípio externo da humanidade; isso não é uma força independente da natureza de nós. É um fato social , e essa quota é o resultado das instituições humanas que foram projetados e com base no serviço e melhoria da sociedade , e não com a finalidade de promover intenções maneiras de prejudicar ele. A liberdade está condicionada interesse público ; ele individualismo legítimo ou absoluta ou a licença de costumes , nem a anarquia , nem coalizão contra o interesse geral , uma vez que os tipos de liberdades beneficiar apenas alguns e pode ser exercido em detrimento da liberdade outra .

Da mesma forma, sob o ponto de vista econômico simples , a liberdade desenfreada não tem benefícios para os bons resultados só de exploração e servidão baixos.
No entanto, todo o trabalho da civilização é uma reação constante contra tal fato.

 Então, novamente, não pode ser considerada como a liberdade inviolável que é espalhar intencionalmente mentiras e calúnias sobre todos aqueles que estão encarregados de funções públicas , sob o pretexto de que eles não compartilham suas opiniões políticas ou religiosas e que um tem o direito de absorver, jes criminosos , aqueles que professam .

Esse tipo de liberdade deve , porém, ser severamente punidos; um lado, no interesse da dignidade da imprensa, que passaria então a ser extraído do punhado de cartas impertinentes, cujo único talento é a tela , estadistas lmpunément , seus projéteis envenenados ; em segundo lugar, no interesse da moralidade e ordem pública .

EII De fato, se o critério é respeitável , mais o governo ; é mais importante para a harmonia social e também é prejudicial para trater absurdo constantemente seus representantes corredores rodovias.

No mínimo , auculie nome justifica o tribunal especial criado na França por crimes. imprensa coiumis para égarù homens públicos ; conhecimento de tais delitos , sem qualquer inconveniente , ser devolvidos aos tribunais de direito comum , com a ressalva de que , nestes casos , os réus mantêm o direito de demonstrar suas articulações. Todos os interesses legítimos seriam assim salvos.

O que Ele pode, sem quaisquer liberdades públicas tão caro conquistados, sem deixar de defender, com zelo ciumento, contra as ameaças . ter o cuidado de fazê-los odioso , abusando devem fazê-lo com sabedoria, para o bem da sociedade , bem como para a sua própria , e não janiais banir suas cnnsidérations sociais exercícios que justificam a sua instituição.

É por isso que não há motivo para alarme a'pas inevitável , que a prática da liberdade leva em tempos de transformação , quando estes são causados pela paixão do enésimo utópico , o oùanisme coletiva.

" Muitas vezes, Montesquieu disse , a maioria dos estados da transição insensível de uma constituição para outra do que em qualquer uma das constituições. É quando todas as fontes são esticados governo que todos os cidadãos têm direitos , que os ataques e acariciam e há uma emulação nobre entre os que defendem quedas constituição e aqueles que colocam que prevalece em " (1). Espirita Leis , Livro XI , cap. XIV

Owever , nas sociedades ocidentais Raines - controle do poder ; por todos exercida principalmente através do eleitorado , a tabela função social (2 ), que deve ser preenchido escrúpulos e severidade que todas as funções prováveis envolvidos. Veja Pierre Laffitte Ocidental Journal, 1885, p.194

Dignamente considerado , a função eleitoral consistiu manifesto de uma forma eficaz , contos, para trazer os poderes políticos , candidatos sinceros exploradores de popularidade , a julgar agentes de consciência , e no que diz respeito ao apoio homens experientes públicos e verdadeiros servos de interesse geral.

Esta tarefa é frequentemente muito difícil , temos de conlenir , devido ao enxame de indivíduos ambiciosos que estão agitados durante os períodos eleitorais. No entanto, um critério permite circonicritre governado por suas chances de Îméprises ; eles devem resolutamente repudiar todos aqueles que buscam , na política da vida (1), todos os charlatães de patriotismo , especulando sobre os antigos instints sanguinários ea vaidade infantil de pessoas, tentando apressar-se em aventuras militares . , todos os demagogos e os que usam métodos que a moral vulgar condena (1) " O Ninho político não uma meta ; ele certamente não deve ser uma carreira ; é um serviço público. Devemos permanecer como Quon que creia útil . - Waldeck- Rousseau.

"Se há uma tendência de que mais do que qualquer outro , hoje não é saudável e atraente, disse o presidente Roosevelt ( Theodoro Roosevelt 26 º presitant dos EUA - 1901-1909 ) , em uma linguagem excelente s abordar de forma eficaz todas as pessoas , é a tendência a deificar brilhantemente simples , despido de qualquer senso de responsabilidade moral. Nunca fazemos nossa república deve ser, como , como um povo, não vamos considerar e não ser praticante como uma doutrina que o sucesso é horrível, quando é obtido à custa dos princípios fundamentais da moralidade .

Nunca fazemos nossa república que ele deve ser, como , como um povo, não vamos considerar e não ser praticante como uma doutrina que o sucesso é horrível quando é obtido à custa dos princípios fundamentais da moralidade.

O homem bem sucedido , seja nos negócios ou na política e se levanta , sem remorso de consciência em friponnant seus vizinhos , usando mentiras e trapaças com audácia e astúcia desprovido de escrúpulos plend para a sociedade , a atitude de um animal selvagem perigoso. A admiração vil e assustador que tal carreira reúne entre aqueles que pensam através ou não, faz com que este tipo de sucesso pode ser a mais perigosa de todas as influências que ameaçam a nossa vida política não é uma meta ; ele certamente não deve ser uma carreira ; é um serviço público. Devemos permanecer que, como nacional. A bandeira de nossa conduta pública privada nunca será elevado para o nível apropriado como o peso de uma opinião pública hostil não sente o malandro que administra mais de desonestos que falha " (1). Aaarticle do Século , em junho de 1900: A vida em Intense - Flamarion edição , p. 36

Por outro lado , os governados não são sobre a natureza ea importância do papel que têm na atividade política.

Eles já têm mais naiventé a acreditar que uma soberania infalível, capaz de qualquer coisa , mas eles também tem que entender que , como apenas comentou Comte , vice sufrágio universal ou restrito radical é para estabelecer o julgamento superior por homens inferiores, e, geralmente, eles não são mais competentes para ditar soluções para os estadistas que os pacientes fazem para indicar o tratamento para os médicos.

Eles simplesmente deve relatar sua dor , para formular aspirações razoáveis para fazer as suas opiniões sobre as medidas tomadas ou previstas para impor pública obrigatória sem ele.

A fortiori, os governados devem reclamar a extensão da função eleitoral e deseja aplicar para a nomeação da ordem executiva . Eles , ao contrário, mais inspirado , que se esforça para obter: os membros foi reduzido de forma considerável ; que a iniciativa , se o poder legislativo reservado para o governo, que às vezes é forçado a abandonar as leis de interesse geral , que assembléias representativas , os corpos são interesses de obstáculos invencíveis ; e que estes , foram devolvidos ao seu papel norinal essencial (1), isto é, a supervisão do governo e rigoroso controle de orçamentos. Para o interesse de pressão perpétua , juntamente com a leveza de culpa com que os parlamentos estão revendo propostas de despesas continuamente piorar o fardo sobre os contribuintes eo resultado é tanto uma crescente inquietação quanto ao presente e uma ameaça aflição para as gerações futuras . ( 1 - "O papel do B é exercer hum atos incessantes contôle de ministros, mas esse papel não é o de procurar governar em seu lugar" ) ( Waldeck- Rousseau )

Por razões semelhantes, a obrigação regida , sobretudo, a opor-se inexoravelmente para transformatien pessoal ministériat em comitês governamentais.

De acordo com as considerações expostas na primeira parte do capítulo III deste estudo , e na maioria das vezes , pode levar logicamente lugar aqui, enquanto o poder real se resume em um indivíduo. Por isso, o público tem o maior interesse de encontrar, na frente dele , as personalidades responsáveis , em vez de as comissões protéica cujas decisões anônimo permitir que cada membro para exonerar a má conduta pérfida , escondendo-se atrás da preponderância de maioria.

De todas estas considerações, conclui-se que não mais do que a função do governo , a função eleitoral adequado para os jovens . Dadas as experiéncedes homens e fenômenos sociais. O exercício criterioso de esta função assume a sua influência hoje sobre política, haveria um "sério interesse em retardar a idade em que é permitido influenciar os destinos do seu país .

Em todos os casos , jovens ou velhos, é regido abuso estranhamente , quando eles acreditam na onipotência do Estado , quando invocamos como uma divindade Velle e pedir-lhe para completar , falou multiplicidade de leis , a falta de moralidade.

O papel do governo é , no fundo, limité.Conserver o organismo social , que ele é o líder , guarda contra todos os perigos , incluindo a manutenção ordire , disciplina e resistência, e prépareir prever o futuro ' évolulion progressiva , deixando em todas as iniciativas benéficas , a habilidade de aparecer e prática: são as suas principais funções.

Mas o governo , nem a lei, pode fornecer a inteligência, o bom senso , a energia, o poder sobre nós mesmos, a moderação do apetite , integridade, lealdade , altruísmo , benevolência em nossas relações com os cidadãos , todas as coisas , no entanto, que mais para o bem comum e estão mais fácil estabelecer que a legislação ainda imperfeita.

Todos nós trabalhamos juntos na vida da sociedade, tem todos os direitos sociais que , voluntariamente , sem ser compelido pelo parlamento.

Na realidade , não há eventos privados ( 1 ) . Auguste Comte Politique Positive , II, p. 297 .

É preciso reconhecer que , uma vez que os povos civilizados ganharam o direito de intervir em público , eles aceitaram implicitamente a responsabilidade e os deveres que os seus antecessores , especialmente o escravo multidão de antiguidade , não eram obrigados assumido.

Agora, " todos os cidadãos contribuir para a conservação e desenvolvimento do Estado " (2). ) . Auguste Comte Politique Positive , II, p. 297 .

A sociedade não pode prosperar se eles próprios são desprovidos de virtudes cívicas , se antipatriótico , se o individualismo domina , embora cada um deles é apenas preocupados com seus próprios interesses e recluso em carapaça de egoísmo , em uma palavra , se a moral pessoal, doméstica e social , está debilitado .

Estas são as considerações básicas que coletivista negligência muito subjetivos na construção de sua sociedade do futuro .

Não podemos estabelecer o padrão de cidadania individual e bem-estar individual, também disse que o presidente Theodoro Roosevelt , não podemos levantar a bandeira nacional e faz o que pode e deve ser feito, que a condição de que cada um de nós constantemente lembrados de que nada pode substitueiaux qualidades de verdade e justiça , coragem, economia , indústria, bom senso , simpatia sincera e fraternidade com os outros , monótonas , mundanas e antigos como o mundo " .

Em suma, os governados devem levar , em primeiro lugar , bons cidadãos , eo interesse público não pode ser adequadamente garantido pelo governo , se a maioria , pelo menos , os membros da sociedade faz livremente , seus sentimentos pessoais sentimento social e reconhece que o homem deve viver , partipris quando viu espontaneamente para a Família, para a Pátria para a humanidade.

Assim, os governados têm o dever não só não exige melhorias do governo que podem atingir seus memes, mas não perturbar e apoio com a energia em todas as medidas que for preciso para proteger seus interesses coletivos.

Eles devem ser convencidos de que as funções mentais são bastante complexos e bastante difícil , não ter prazer no cesto , eles exigem preparação, conhecimento , habilidades e capacité'toutes especiais; devem evitar para, finalmente, ingenuamente o jogo de bandidos políticos , o que, no único objectivo de substituir quem está no poder , se esforçam para criminalizar suas ações, ou seus projetos, e para licitar , de um outros nas falsas promessas que fazem a público ignorante .

Todos aqueles que não aspiram ao poder deve ser em vez cheio de respeito para o Estado executar conscienciosamente a sua função , que é , o que eles dizem , o caso geral; porque , para as massas para desfrutar, sem preocupações, todos os benefícios da paz social e garantindo a segurança, a prosperidade , o futuro das nações, que o serviço público não pode de qualquer forma de valor, uma vez que o de base , e por isso , o mais importante destes serviços , a sua observação .

De fato, "quanto mais um homem é inteligente, ele se sente mais ônus do governo do qual ele é o responsável ", disse Rechilieur .

"Um governo que ocupa meditações muito melhores espíritos perpétuos são obrigados a fazer para antecipar e prevenir os males que podem acontecer , privá-los de descanso e contentamento além disso eles podem receber , vendo muitas pessoas dormir sem medo para os relógios e viver feliz com sua miséria " (1) política Rechilieur testamente .

O governado normalmente deve abster-se de criticar, forma maliciosa , instituicoes governamentais e seus representantes que , necessariamente , nunca estará livre de imperfeição.

Porque essas críticas fatalmente acabam enfraquecimento descrédito , arruinar o governo ; prejudicada por isso eles caem em decadência, se torna impotente para reagir contra as autoridades locais e os ataques individuais e chega o momento em que não é mestre mesmo assegurada da polícia, o último recurso da ordem contra a anarquia , mas é em si mesmo chateado quando o apoio da opinião que falta .

Nestas condições, é de se temer - a história dá exemplos de criminosos - aqueles que controlam esta força ser tentado para evitar a dominação do governo civil , que deve ser toujurs estritamente condicionais , e sob o pretexto de restaurar a autoridade dilapidado, desviar fins para os quais foi criada, a fim de satisfazer suas ambições pessoais .

Finalmente, os governados devem curar a doença ilusão revolucionária e perigosa que o progresso é realizado brutalmente por explosões sucessivas .

Certamente, quando a revolução é a violência legítima , que é quando o paroxismo de energia cívica é a única maneira de reverter as instituições deformados ; que era, por exemplo, a última razão povo da Holanda contra a Philip II , da Inglaterra, contra Charles 1 nas colônias inglesas da América do Norte , Metropolitana contra a tirania na França, após o fracasso da tentativa de Turgot . No entanto, ele nunca poderia ser uma maneira de regular o desenvolvimento . Nenhuma organização existe quando é o lar de perturbações internas permanentes.

Em uma outra forma , as revoluções são acidentes históricos O progresso coletivo como o progresso individual, resulta de uma evolução lenta : é apenas o desenvolvimento da ordem ; é a instituição de um mais sofisticado do que aquele que substitui nova ordem social.

" Não há reformas a fé imediato e radical " (1). Auguste Comte

Não se pode , de facto , alterar a função sem alterar os homens . No entanto , os homens tornam-se extremamente lento.

Levou uma continuidade toda convergiram durante séculos que as pessoas se deslocam da selvageria de bar, da barbárie à civilização , a escravidão , a servidão , a servidão para a liberdade.

Sem data precisa pode ser atribuído a essas mudanças menstruação , porque cada pressupõe não só uma renovação idéias, mas persistente adaptação ao novo regime , os interesses , as situações , relações humanas e da própria constituição do organismo social.

Isso explica , por um lado , e da impopularidade da infertilidade precoce que a maioria dos grandes ministros e monarcas progressistas da Europa fizeram tentativas no final do século XVIII, para acelerar a sua marcha em direção a um colega melhor condição social; em segundo lugar, a natureza efêmera de uma multidão de decisões , sem raízes , a Revolução Francesa tomou a iniciativa .

Além disso, um plano de reforma é extensa e mais profunda, como realização é lento e trabalhoso, mais adeptos interessados em policiamento , é destruída apenas um substitui .

A ordem só promove a penetração de idéias sonoras e mudança íntimo das mentes e da moral , que deve sempre preceder a de instituições , de modo que os últimos são reações sustentáveis e inatingíveis ; il'est ainda mais desejável , em nosso tempo , a revolução decisiva de que a humanidade terá de maneira normal, é uma política muito mais intelectual e moral.

Além disso, é claro que o espírito revolucionário , método revolucionário , que tantas mentes , pouco iluminado, ainda dão preferência à orientação e melhoria das sociedades humanas , são um retorno à velho despotismo de violência.

Revolucionários atuais , o mais honrado , geralmente são fanáticos que imporia , autoridade, seus projetos arbitrários.

Para outros, eles são animados por sentimentos egoístas comprovadas por apetites individuais e idéias representação.

Mais do que ninguém , eles são a prova viva de que a hipertrofia do individualismo é o mal profundo que corrói as sociedades contemporâneas eo problema geral da política é agora substituir " a discussão tempestuosa de direitos, o desenvolvimento pacífico dos deveres " (1). Auguste Comte

Nenhuma questão social é mais urgente , ou mais grave. É essa elite tarefa salutar regido prestará concorrência mais ativa.

Assim, independentemente do aspecto em que a mente , considerando os deveres positivos , políticos dos governados são para formar uma opinião pública razoável , iluminado, vigilante , homogêneo, dominado , como os governantes a si mesmos , a noção de bem público.

É somente desta forma eles podem preencher com vigor e lucro, sua função natural , controlar o governo , sabiamente , efetivamente influenciar e fazer força digitais formidável na verdade só existe se as várias opções de elementos que a compõem , estão firmemente agregados e coordenada.


CAPÍTULO V


Necessidade e subordinação positivo da política à moralidade da moda ; para tornar-se Política de santo.

Determinação dos deveres gerais de governantes e governados , nós temos que fazer , sécutivement para estudar a evolução de como um mero observador , livre de qualquer idéia preconcebida , exceto o constante desejo de ver as coisas diz que eles são , mostra que a subordinação da política à moral é um problema perene , inevitável ; apesar das mudanças sofridas pelas constituições não é menos atraente hoje do que não será amanhã menos qu'aujourd'bui .

No passado , a teologia tem dado este problema, várias soluções parciais e temporárias , e não menos importante dos serviços que prestou ao Hhhumanité nascente. Mas a teologia é uma decadência incurável , e das suas instituições reduzidos a pó com dogmas imaginários ; o espírito positivo teve como sucessão , nas mentes dos homens; está sozinho agora carrega o fardo pesado de regenerar a moralidade política.

Como ele cumprir essa missão suprema ?

Será que vai ser , como alguns pensam , ao insistir em buscar o melhor dos regimes constitucionais ?

Colocado como estamos aqui , ao ponto de desenvolvimento histórico , muito mais do que os resultados de perspectiva inimédiats , respondemos sem hesitar

O législiation nunca será como paliativos.

A requisitos legais , precisamos satisfation moral. Além disso , de acordo com a observação de Carlyle, " o espiritual é sempre o início dos tempos. "

É somente através da organização de uma forma sistemática , e os métodos estritamente positivos , a cultura intensiva do sentimento social, vai construir em bases resistentes, moralidade política , o que é um caso especial a moralidade geral.

De fato, uma vez que, de acordo com o teorema de Hume, todo governo repousa sobre a opinião pública , uma vez que, por outro lado , este opinon é o controle do governo mais racional e mais eficaz , as funções de governantes e governados assumir opinião pública Moralisee capaz de compreender esses deveres e garantir a conformidade.

Portanto, o princípio ea finalidade de moralidade política deve ser o sentimento social, a função social , eo desenvolvimento contínuo do seu império em todos os elementos da sociedade.

Agora, este é um resultado que nunca terá sucesso em uma maneira imperfeita, com um confuso do que goza atualmente o apoio do sistema de ensino em todas as universidades do Ocidente. Este sistema , no qual a cultura da inteligência dominante é inspirações generosas quase vazias ; coração precisa ser estrangeiro; que leva o seu ponto de apoio na personalidade de professores e alunos ; estimula o orgulho do conhecimento; ele usa apenas os juros . É um utilitário de sistema que está principalmente preocupado com a hommle braço para a competição vital , carreiras lucrativas abertos, e que se alimenta de outra ambição do que para cunhar moedas com seu conhecimento ou cobrar satisfações honorários .

Cultura de patriotismo , que convive com esses vários excitação da própria personalidade tem eficácia limitada porque diz respeito apenas patriotismo atávico , grande provincianismo , mais malicioso do que amigável, no qual o hostilidade para com os vizinhos muitas vezes toma mais espaço no país.

Sentido social , se necessário, para os governantes para os governados , formaçãoprofissional para o desenvolvimento da política moral racional exige , portanto , em primeiro lugar , a educação correlativo unsystème .

Aristóteles reconheceu isso quando estabeleceu a primeira obra de alta política da educação é o mais provável para fazer bonscitoyens (1) Política .

Pode-se até dizer que a educação social dusentiment é essencial para o público como hommesd'État , uma vez que, como já vimos , são sempre a longo prazo , mais ou menos profundamente modificado e melhorado pela própria natureza e do exercício da sua função.

Além disso, a moralidade pública implica uma educação popular comum a ambos os sexos , todos em todas as classes , todas as idades , e é , na verdade, este grande objetivo deve ser o de propor , se queremos que as pessoas modernas entender e cumprir , em conjunto, a missão que o presente estado da civilização cessionários .

É em suas massas de raiz , e perseverante forma , a necessidade de desenvolver inclinações altruístas , dévéuement cívica , respeito à solidariedade, o amor da ordem e da paz , a fé no Evolução da Huinanité , espalhou a convicção de que os homens são os arquitetos de sua própria felicidade, e para brilhar um ideal fixo, puramente terrestre , acessível e viável com a ajuda do tempo.

De fato, sem ideais , a vida é para a comunidade , bem como para os indivíduos, uma sucessão tediosa de dias , e é , obviamente, o público em geral , ou pelo menos para os proletários , que é para formar uma liga, imbuído de moralidade social e humanitária , para reagir, nacional ou internacional, contra o abuso de poder, e se opõem ao egoísmo das classes privilegiadas , a inclinação para o despotismo , os assassinatos povos , coletivos roubos na pedreira abaixo pelas raças superiores .

Depois de aberta a subordinação da política à moral cívica; o papel do futuro será para completar este trabalho e fazer ainda mais a política da moral universal.

É por isso que a subordinação da política à moral não pode ser praticada de forma isolada ; que envolve a solução do problema da moralidade global, positivo, e da adopção de regras do mesmo. Sem isso, qualquer nação que solitário apresentar a sua política para o plano pode tornar-se rapidamente as nações vítima de rapina continuam dominadas por apetites pessoais ; bem como uma nação, que , sob o pretexto de que os homens devem governar a si mesmos de acordo com os princípios da moralidade social , retire a polícia eo código penal logo tranformée em uma selva formidável , onde egoísta criminosos se envolveriam em seu próprio caminho, a depravação , a rapina e derramamento de sangue.

Por todas estas razões , a cultura eo desenvolvimento do sentimento social, que tornou-se o sentimento religioso da nova humanidade , requerem , em todos os países , um esforço forte e contínuo de todos os educadores populares juntos.

Esta é a grande obra do nosso tempo ; para ter sucesso , deve ser continuado ao longo de muitos opinâtreté que o entusiasmo , não só pelos legisladores, filósofos, eticistas , cientistas e vários órgãos da educação pública, mas também por publicitários , escritores, poetas , pintores , escultores, músicos, que , em vez de prostituir seu talento em produções dillettante , fugazes e muitas vezes poderia , aulas de imersão sociologia cantar , todos em sua linguagem, glória immortalle dos grandes antepassados, as aspirações da humanidade moderna , e fortemente contribuir para a melhoria da natureza dos homens, para o acabamento de sua terra natal , o arenito da civilização, ao mesmo tempo que para as artes.

Este apoio harmônico de todos aqueles que têm o cuidado das almas, com a constituição da moralidade cívica e educação global e universal humano , poderia ser condensado e complementadas por um amplo sistema de feriados , égulières , atendendo a uma necessidade também abandonou multidões, e para comemorar os grandes benfeitores de cada país e da humanidade, ou instituições posição social , que geralmente nos méritos incomparáveis indiferentes faz.

Mas esta organização grandiosa puramente humana e uma moral universal , Auguste Comte foi o primeiro demonstrou a necessidade , o plano de rota, pode abortar e meme nunca ser adequadamente projetado , se o sentimento, inspirada e apoiado.

Precisamos de inteligência ajuda com o coração, para construir

Moralidade universal pressupõe a criação , a doutrina etiqueta, filosofia, universal construído com o máximo rigor de métodos cientícas , o que demonstra de forma irrefutável , a espécie humana evolui inexoravelmente para uma organização positiva , pacífica e global, e que em todos os momentos e em todos os lugares, o verdadeiro propósito da vida humana é conhecer, amar , servir , Família, Pátria Humanidade.

É esta dupla necessidade positivismo visa , acima de tudo , a satisfação , combinando o mais generoso com os mais fortes convicções sentimentos ; É este objetivos ideais e morais filosóficas para alcançar , defendendo o estabelecimento da religião da humanidade , cuja fonte e finalidade para o mundo, o homem , a sociedade , e que é uma consagração espontânea da história, as tendências da moda para um , permanente, regulamento geral dd e homens ralis . .
Os discípulos de Auguste Cumte , promotor desta religião não está sozinho nessa . O mesmo projeto é encontrado constantemente na atmosfera philosphique e social atual. . Assim, numa diatribe virulenta contra a sua sociedade contemporânea , recentemente publicado (1) ( Documentos da Progrés , Revista Internacional ; março 1908 Felix Alcan , edital, Maxim Gorky , no entanto, leva a esta conclusão: ( Documentos de Progrés International Review , março 1908 Felix Alcan , edital ) .
"Com o tempo , o sentimento de respeito pelo homem homlne vai subir para o nível de uma religião. Porque a religião da Humanidade deve ser a bela e trágica história de suas ações e sofrimentos , durante a sua longa e grandiosa para a liberdade e para a conquista das forças da natureza " luta. .
Por outro lado , o Dr. Rodolphe Broda , diretor da Revista Internacional de Documentos Progresso , limpando os ensinamentos gerais da edição desta revista (2), quase inteiramente dedicado à crise universal das religiões, não hesite em dizer ( Documentos de Progrés , Revista Internacional ; . março 1908 Felix Alcan , ed )

" A maneira em que está atualmente envolvida evolução do pensamento religioso , pode prever com certeza que a religião livre do futuro vai empurrar o campo do conhecimento científico e riedade social moderna ...

" Assim, podemos prever a vinda de uma época em que , sobre as ruínas de velhos sistemas de crenças , subirá uma nova religião universal fará crise religiosa ; ela reconciliados em uma síntese mais elevada , o antagonismo entre razão e coração , ciência e religião " .

Por fim , completando seus belos estudos sobre a natureza humana M. Metchnikoff disse , em suas próprias palavras :

" Se um ideal capaz de unir os homens em uma espécie de religião no futuro é possível , não pode ser baseada em princípios científicos . E se é verdade , como muitas vezes é impossível viver sem fé diz , não pode ser que a fé no poder da ciência " (1). Página 397
O advento desta fé científico que a humanidade é a expressão sintética, é apenas uma questão de tempo; ele não pode ser evitada por qualquer resistência ; assim que estiver suficientemente difundida, estadistas -se vigorosamente competir com os filósofos , para a subordinação da política à moral . Este último, em qualquer caso, será ao lado do governo temporais , uma espécie de poderoso governo espiritual ; porque eles vão reivindicar mais no deserto e pode ser órgãos de opinião pública , iluminado, moralizada , capaz de participar efetivamente do progresso geral , ao invés de atraso , como um peso morto , ele constantemente levar .
Assim, o dever para com a Pátria , especialmente os mais respeitados que sejam limpos , estará sujeito a deveres para com a humanidade , pela mesma razão que os deveres para com a família estavam sujeitos ao dever para com a Pátria , isto é , porque os deveres para com a humanidade é maior e mais nobre.

Então, quando as famílias se formaram cidades associadas , bem como as cidades pátrias formados associados e encontrou a expressão de seus interesses coletivos nos governos nacionais , até mesmo nações , já associado espontaneamente unir e perceber a forma final de sociocracia humano , o governo do planeta. .

A humanidade ainda não existe , é verdade que a forma de a continuação da solidariedade , mais extensa, das nações , que é a história geral , a única real, estão todas as histórias nacionais são apenas episódios, casos e descontos especiais; mas de necessidade dar-lhe mais cedo ou mais tarde , uma organização teórica e prática , objectie mais e mais frutífera , a personalidade moral mais evidente.

Todos os anúncios. Se, de fato , este é grande com o futuro (1) , não é preciso ser um gênio para prever que o advento fatal de uma era onde a elite da raça humana vai se comportar mais como um bando de bestas cruéis e malignos , onde claramente entendido que o mesmo constite ser uma grande organização , onde ela reconhece que ela tem interesses e deveres comuns , os dispositivos mais altos interesses especiais que o compõem , e que, sem cessar para formar nações , transformar a luta pela competição sinérgica vida para a conservação e melhoria do mesmo.


Talvez devêssemos ver no Tribunal de Haia, enquanto ele ainda é amorfo substância , protoplasmic desta organização futuro da humanidade , a confederação total de povos , que , temente , o Confederação de Estados europeus prelúdio ?

Certamente, o desempenho final desta obra-prima sublime política d' oevre , o perdão de todos os pecados da juventude de nossa espécie ainda é muito remota. Enquanto preparava inconscientemente , os homens pobres que , como Jó, são geralmente entrar em seu estrume , muito mais obedecer seus vícios originais de bestialidade ; eles ser culpado de muitas faltas ; eles sofrem muitas misérias e sua férocoté estúpido , sem dúvida, continuar a hecatombes provoquerde freqüentes em seu rebanho infeliz . No entanto, eles certamente irão atingir o cume da evolução social; porque felizmente , dependendo observação consoladora Augusto Com.te " homem mexe Humanité eo mesmo "

No entanto, a humanidade tem a imensidão do tempo futuro , que este é apenas o crepúsculo da manhã .



END

No comments:

Post a Comment